Panquecas de Batata Doce com Levain


Panquecas de Batata Doce com Levain

Toda receita tem uma história: um tempo atrás eu estava na cozinha preparando um pão de batata doce e sobrou um pouco de levain e de batata doce. Olhei pra eles…olhei….aí pensei “Panquecas!”, e aí surgiu essa receita de panqueca com levain. Gostei bastante do resultado: as panquecas ficaram fofinhas e com sabor super neutro, sendo assim você pode servir com frutas (Mirtilos, como na foto) ou com queijo derretido (comi uma com provolone e amei). Um aviso: o sabor é sutil mesmo, então caso queira adicione 2 colheres de sopa de açúcar na massa. A receita é simples, você precisa apenas de tempo – como todas as preparações feitas com levain. Primeiro preparamos uma base (esponja) que fermentará por 8 horas e a partir daí surgem as panquecas.

ESPONJA

120 gramas de levain refrescado

200 ml de leite morno

30 gramas de mel

120 gramas de farinha de trigo

Em uma tigela misture todos os ingredientes. Cubra e deixe descansar por 8 horas (você pode preparar a esponja antes de dormir e ter panquecas fofinhas e fresquinhas para o café da manhã).


MASSA

140 gramas de batata doce assada e amassada

1 ovo

50 gramas de manteiga

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de chá de mistura de especiarias (fiz um mix com cardamomo, noz moscada e canela)

1 pitada de bicarbonato

1 pitada de flor de sal

Misture bem todos os ingredientes e incorpore na esponja. Deixe crescer por 20 minutos e estará pronto para fazer as panquecas. Coloque aproximadamente 1 colher de sopa (bem cheia) de massa em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de manteiga. Grelhe as panquecas (quando elas começam a borbulhar é hora de virar, só tenha cuidado pois essa massa é bem molinha ok?).


#DICAS:

É possível também preparar a esponja pela manhã, aguardar as 8 horas de fermentação, misturar as 2 massas, deixar crescer 20 minutos e manter na geladeira a noite toda, para fazer as panquecas pela manhã mais rapidamente. A massa estará mais firme se comparado à versão acima, pois ficou muitas horas na geladeira, e também funciona perfeitamente!

Com essa receita é possível também preparar WAFFLES!  Eu testei e ficaram divinos – inclusive congelei alguns: leve do freezer direto para a torradeira ou forno. Gosto de comer com manteiga e maple syrup e aquele cafezinho….


mais receitas para o café da manhã

 

 

 

+ There are no comments

Add yours