Baguete de Nozes {Levain}


Baguete de Nozes {Levain}

Assim que dei a primeira mordida nessa deliciosa baguete de nozes, pensei “Ok, melhor pão que já comi na vida”. Juro mesmo – é o tipo de pão que todo mundo deveria experimentar. Me fez mais feliz – não preciso de muito para me sentir assim! Essa receita de baguete de fermentação natural é simples de ser feita e ganha ainda mais sabor com o acréscimo de nozes. Fica super saborosa, macia por dentro e com uma casca fininha e bem crocante, portanto ideal para fazer sanduíches. Ou comer apenas com queijo – acompanhada de uma taça de Rose, é um presente dos deuses! Ou comer apenas com manteiga. Ou pura mesmo…. Nesta receita usaremos 80% de hidratação e dobraremos a massa por 4 vezes – o processo é um pouco mais demorado mas é exatamente isso o que vai propiciar uma baguete extremamente macia. Chega de papo e vamos aprender como fazer uma baguete perfeita – ou, ao menos, muito deliciosa!

 Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero

FÓRMULA

Hidratação: 80%  |  Levain: 40%  |  Açúcar: 3% | Sal: 2%


INGREDIENTES

200 gramas de farinha de trigo branca

50 gramas de farinha integral

200 gramas de água levemente morna

100 gramas de levain refrescado

8 gramas de açúcar demerara

5 gramas de sal

80 gramas de nozes


passo 1 – levain – 09:00

Refresque o levain e aguarde no mínimo 4 horas. Ou alimente seu levain na noite anterior e inicie o passo 2 pela manhã.

passo 2 – AUTÓLISE – 12:00

Em uma tigela coloque as farinhas, a água morna e o açúcar e misture rapidamente, somente até a farinha absorver a água, cubra e deixe descansar por 1 hora.

passo 3 – sova – 13:00

Acrescente agora o levain refrescado e as nozes à massa e bata na batedeira (com o gancho para massa) por 15 minutos – a massa estará bem macia e um pouco pegajosa. Acrescente o sal nos últimos 5 minutos. Quando terminar, transfira a massa para uma tigela levemente untada com azeite, cubra e deixe descansar por 1 hora.

passo 4 – dobras – 14:15

Agora vamos dobrar a massa uma vez a cada 30 minutos, repetindo esse passo 3 vezes. O ato de dobrar a massa é bem simples: molhe suas mãos com água (para a massa não grudar), levante e abaixe a massa por 4 vezes (1 vez em cada borda), é rápido e simples, veja abaixo o vídeo. Após a última dobra, cubra a massa e deixe descansar de 2 a 5 horas – eu testei essa receita com fermentação em 2 horas e com fermentação em 5 horas, e na segunda opção as baguetes ficaram MUITO melhores: mais macias por dentro e cresceram bem mais, com certeza foi a MELHOR BAGUETE que já comi, incrivelmente macia por dentro e crocante por fora. Porém com a fermentação de 2 horas o resultado já é muito satisfatório – tudo vai depender mesmo do clima…aqui estava muito frio!

passo 5 – MODELAGEM – 17:45 OU 20:45

Transfira agora a massa para uma superfície enfarinhada (resista à tentação de colocar muita farinha ok?) e modele a baguete delicadamente – a intenção é deixar um pouco de ar dentro da massa. Cubra e deixe descansar por 1 hora – quando faltar 30 minutos para o final do tempo do último descanso, ligue o forno para já pré aquecer;

passo 6 – ASSAR – 19:00 OU 22:00

Asse a baguete em forno preaquecido, 220 graus, aproximadamente 25 minutos. Faça alguns cortes diagonais na superfície da baguete e borrife água na superfície antes de levar ao forno (a casca fica mais dourada). Aprecie sem moderação, de preferência com uma manteiga caseira…huuummmm…

VEJA AQUI COMO FAZER MANTEIGA CASEIRA


mais receitas DE PÃO COM LEVAIN

 

 

 

 

 

 

 

 

7Comments

Add yours
  1. 2
    Sheila

    Oi Bruna, Parabéns pelo seu belo trabalho! Se eu não tenho uma batedeira dessas com gancho, posso fazer a baguete de outras forma? Grata desde já!

    • 3
      Bruna Neute

      Oi Sheila, obrigada! Olha, você sempre pode sovar as massas a mão mesmo – é só sovar muito bem, tipo uns 10 minutos. É um ótimo exercício!!! Depois me conta como ficou, abraços.

    • 5
      Bruna Neute

      Oi Jéssica. Não sei qual forma vc usa, mas as minhas formas de baguete grudam, mesmo com muita farinha. O que faço é forrá-las com papel para assar – foi a única maneira que encontrei!

  2. 6
    Krika

    Eu amo essa receita! Mas nunca consegui modelar o pão… sempre tenho que colocar na forma de “pão de forma”…
    Sempre fica mole, tem alguma dica?
    Já fiz umas 10 vezes essa receita!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.