Pão Multigrãos {Levain}


Pão Multigrãos {Levain}

Essa receita de pão de fermentação natural é feita com 7 grãos: linhaça marrom, linhaça dourada, gergelim, espelta, girassol, papoula e chia – ufa! E na receita ainda coloco um pouquinho de farinha de centeio, amo o sabor do pão quando a utilizo. Ou seja, o pão além de muito saboroso se torna muito nutritivo (pode substituir parte da farinha branca por integral também). Essa receita é bem simples, porém compreende 6 etapas de descanso (o tempo total de descanso é de 5:15 horas). Resultado? Miolo úmido, denso, macio e casca crocante!

 Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero

FÓRMULA

72% de hidratação | 50% de levain | 2% de sal | 5% de mel

INGREDIENTES

230 gramas de farinha de trigo

20 gramas de farinha de centeio

1/2 xícara de grãos diversos

180 gramas de água levemente morna

80 gramas de levain refrescado

5 gramas de sal

12 gramas de mel

PREPARO

1. O primeiro passo, como sempre, é refrescar o levain. Se você não sabe como fazer, dá uma olhada [nesse post aqui]. O levain precisa descansar por 4 horas para crescer, então vamos aproveitar esse tempo e pré-preparar a massa: em uma tigela vamos misturar as farinhas e a água (apenas misture bem com uma colher até a farinha incorporar toda a água) cobrir e deixar descansando também por 4 horas – esse processo se chama Autólise (quando fazemos isso, o resultado final é um pão mais macio. 1 hora para este processo é suficiente, mas já que estamos com a mão na massa, alimentando o levain, porque não já fazer a autólise? Eu particularmente notei que o pão fica muito mais macio por dentro quando eu faço isso);

2. Após as 4 horas vamos juntar a mistura de água e farinha com o levain refrescado e os demais ingredientes. Bata na batedeira (com o gancho para massa) por 10 minutos ou sove manualmente por 15 minutos – a massa estará bem macia e um pouco pegajosa. Quando terminar, transfira a massa para uma tigela levemente untada com azeite, cubra e deixe descansar por 45 minutos;

3. Agora vamos “dobrar” a massa uma vez a cada 30 minutos, repetindo esse passo por 3 vezes. O ato de dobrar a massa é bem simples: molhe suas mãos com água, levante e abaixe a massa por 4 vezes (1 vez em cada borda), é rápido e simples, veja:

4. Após a última dobra, cubra a massa e deixe descansar por 1 hora e 30 minutos;

5. Transfira agora a massa para uma superfície enfarinhada (resista à tentação de colocar muita farinha ok?), retire o ar da massa, modele como preferir, cubra e vamos deixar descansar novamente por 2 horas. Caso queira, cubra o pão com um plástico, feche bem e deixe fermentar na geladeira por 8 a 14 horas – funciona super bem!

6. Finalmente vamos assar nosso pão em forno preaquecido, 220 graus, 30-40 minutos. Faça um ou mais cortes na superfície do pão se desejar e borrife água na superfície antes de levar ao forno (a casca fica mais dourada) ou asse na panela de cerâmica (tampado nos primeiros 20 minutos de forno). Enjoy!

Rendimento: 1 pão de aproximadamente 460 gramas.

IMPORTANTE: Venho falando aqui em outros posts sobre assar o pão na panela (tampada nos primeiros 20 minutos), pois isso cria um vapor na superfície do pão, e é exatamente isso que o pão precisa para ficar com aquela crosta irresistível! As panelas de cerâmica são as melhores pois retém mais o calor, mas qualquer panela funciona ok? O resultado será bom também. Mas se não quiser assar na panela, precisamos criar um ambiente de umidade no forno, fazendo o seguinte: coloque uma assadeira (a maior que couber) com cubos de gelo ou água fria na parte mais baixa do forno – funciona super bem! E não esqueça de borrifar um pouco de água na superfície do pão antes de levar ao forno!

 

Adoro fazer Tartines com meus pães de fermentação natural!

mais receitas QUE VOCÊ PODERÁ GOSTAR

PÃO DE AVEIA, NOZES, MEL E CRANBERRY – LEVAIN

 

 

 

 

 

QUE TAL MANTEIGA CASEIRA?

 

 

 

 

 


O PÃO MAIS FÁCIL DO MUNDO!


COMO FAZER LEVAIN

 

 

 

 

 

WAFFLES – QUEM NÃO AMA?

 

 

 

 


CREME DE RICOTA CASEIRO


+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.