Pão de cerveja stout, cacau e avelãs {sem sova, levain}


Pão de cerveja stout, cacau e avelãs {sem sova, levain}

Eu adoro fazer pães com cerveja: acho que ficam mais crocantes e com um sabor bem peculiar. As cervejas escuras proporcionam um sabor mais acentuado aos pães feitos com ela, então venho usando-as bastante para fazer minhas receitas de pão. Essa receita de pão de cerveja stout com cacau e avelãs deu super certo: o pão ficou extremamente saboroso e com a casca bem crocante, delicioso para comer com manteiga ou até pra fazer sanduíche: este aqui com mostarda dijon, queijo gorgonzola e meu picles de repolho roxo ficou nada menos do que sensacional.

 

Claro que o fato de fazer meus pães com levain acaba por trazer um resultado final muito melhor nos quesitos sabor e crosta, mas claro que você pode fazer seus pães com fermento biológico e ter um resultado muito bom, a única coisa é: tente ao menos fazer seus pães de longa fermentação – sem sombra de dúvidas, fica muito melhor. Dia desses fiz um pão ‘normal’, ou seja, com fermento biológico: fiz massa, deixei crescer, modelei, deixei crescer mais um pouco e já assei. Isso significa que o processo todo durou 3 horas…..já não gosto tanto de pães feitos dessa forma, prefiro muito mais os pães de fermentação lenta.

300 gramas de cerveja stout

80 gramas de levain refrescado

25 gramas de melaço de cana

40 gramas de açúcar mascavo

10 gramas de cacau em pó

280 gramas de farinha de trigo comum

120 gramas de farinha de centeio

8 gramas de sal

60 gramas de avelãs tostadas cortadas ao meio

passo 1 – PREPARO DA MASSA

Coloque acerveja e o levain em um bowl e mexa apenas para diluir ligeiramente. Em seguida acrescente os demais ingredientes e misture apenas até você não ver mais a farinha – em tempo: esta é uma receita de pão sem sova! Cubra a massa e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente;

passo 2 – dobras + 1ª fermentação

Agora vamos iniciar o processo das dobras – repetiremos por 3 vezes, em intervalos de 40 minutos. Após a última dobra, cubra a massa e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas. Após esse tempo, leve sua massa à geladeira pelo período mínimo de 8 a 24 horas – essa massa especificamente ficou na geladeira por 24 horas: eu queria testar se faria alguma diferença em relação ao sabor e gostei do resultado!

 

passo 3 – modelagem + 2ª fermentação

Hora de modelar a massa: divida-a em 8 partes. Achate a massa com as mãos [em uma superfície enfarinhada, sempre!], retirando ar de dentro, e modele as esferas. Disponha em uma assadeira devidamente enfarinhada ou forrada com papel para ou assar, mas deixe algum espaço entre os pãezinhos, pois irão crescer. Cubra os pães e deixe descansar por 2 horas em temperatura – a menos que esteja muito quente na sua cidade.

passo 4 – assar

Preaqueça muito bem o seu forno – isso é crucial para obter uma boa fornada! – eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima.

Faça os cortes que deseja na superfície do pão [eu fiz formato de cruz], borrife água na superfície e utilize uma assadeira com água fervendo na parte mais baixa do forno para gerar vapor [retire-a após 15, 20 minutos de forno].

Leve os pães para assar em forno preaquecido a 250 graus por 10 minutos, depois diminua a temperatura para 200 graus e deixe mais 15 minutos. Pincelei os pães com manteiga assim que tirei do forno – sei lá, queria um brilho…

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.