Pão da Mari e do Lucas, o sexto da série ‘Um pão para cada amigo’: Curry, Uva Passa, Nozes e Chocolate


Pão da Mari e do Lucas, o sexto da série ‘Um pão para cada amigo’: Curry, Uva Passa, Nozes e Chocolate

E lá vamos nós para mais um pão dos amigos [lembrando que vários amigos ficaram fora da brincadeira, por questões de logística! Para quem não acompanhou os posts anteriores desta ‘série’, ano passado eu passei 3 meses no Brasil e quis fazer um pão para cada amigo, um pão que tivesse algo a ver com eles. Vejamos: a Mari e o Lucas são amigos que adquiri no trabalho [em meio a um ambiente ‘maluco’, sempre tem aqueles que se ‘salvam’]. Eu e a Mari nos demos bem logo quando nos conhecemos, e aos poucos fomos nos aproximando: vez ou outra saíamos para comer, beber, dar umas risadas e trocar altas ideias – a Mari é o tipo de pessoa mega inteligente e conhecedora de ‘assuntos gerais’, tipo um poço de cultura mesmo. A vejo como uma pessoa muito honesta e leal, e apesar da distância atual, sei que nossa amizade sempre se manterá. O Lucas…o que dizer dele! Sabem aquela pessoa muito bacana, muito carinhosa e muito honesta? Ele é o cara! Aliás, nós 3 sempre nos demos muito bem e sempre gostamos de sair juntos. Temos até um grupo no Whatsapp, daqueles grupos que ficam em silêncio por uns 3 meses e de repente começa um tumulto – lembrando que minha amiga Taissa também faz parte dessa ‘panela’ toda mas, por questões logísticas já citadas, ela não entrou na brincadeira.

Pois já falei demais – vamos ao pão? Nessa receita usei mesmo o fermento biológico, pois decidi fazer esse pão de última hora: estávamos há semanas combinando de sair juntos e as agendas nunca batiam, até que decidimos meio que de última hora, então para uma receita rápida o levain [meu favorito] não rola. Optei por usar estes ingredientes e criar um sabor arrojado e único aos pães, já que esses figuras [Mari e Lucas] são únicos! Então bora ver a receita de pão de curry, uva passa, nozes e chocolate sem sova.


INGREDIENTES

540 gramas de farinha de trigo

60 gramas de farinha de centeio

12 gramas de sal

1 colher de sopa [bem rasa] de curry amarelo em pó

420 gramas de água levemente morna

6 gramas de fermento biológico seco

1 colher de sopa de açúcar demerara

1 colher de sopa de azeite

1/2 xícara de uva passa

1/2 de xícara de nozes

1/2 de xícara de chocolate amargo picado

Raspas de meia laranja [para complementar os sabores…]


PREPARO

1. As receitas de pão sem sova que eu faço seguem sempre o mesmo passo a passo: diluo o fermento e o açúcar [quando utilizado] na água morna, acrescento o azeite [também quando utilizado] e, neste caso, acrescentei também o açafrão à agua, para dilui-lo;

2. Em seguida adiciono as farinhas e o sal e misturo tudo com uma colher de pau – apenas isso, já que é uma receita de pão sem sova!

3. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Os demais ingredientes iremos adicionar somente no momento da modelagem. Se quiser você pode acrescentar antes, mas prefiro colocá-los posteriormente;

4. Após os 30 minutos de descanso, vamos dobrar a massa: podes usar uma colher, uma espátula ou mesmo suas mãos [molhe-as antes de manipular a massa]. Veja aqui o video como fazer:

5. Após esse procedimento, deixe a massa descansar por mais 30 minutos e repita mais 2 vezes. Você vai perceber como a textura da massa vai se modificando – é incrível! Há quem não goste de receitas de pão sem sova, eu as amo e só obtive bons resultados: miolo macio e aerado e casca crocante.

6. Após todas a dobras, a massa já fermentou o quanto precisava e estará pronta para ser modelada, fermentar mais 1 vez e assar, mas se você tiver tempo, pode neste momento levar a massa para a geladeira e deixar por 8 a 14 horas, depois modelar e seguir os demais passos. Eu gosto de fazer essa segunda fermentação mais longa na geladeira, acho que o pão fica mais saboroso e a casca mais crocante, sem dúvida. Mas neste caso eu não havia essa disponibilidade, então passei para a modelagem: transferi a massa para uma bancada enfarinhada, dividi em 2 partes, pressionei a massa delicadamente com as pontas dos dedos, formando um círculo, acrescentei as uvas passas, as nozes, o chocolate e as raspas de laranja e modelei os pães – fiz uma esfera, mas você pode fazer um filão ou até mesmo assar na forma de bolo inglês: fica lindo! Deixe então a massa fermentar por mais 30 minutos.

7. Hora de assar essas belezinhas: transfira os pães para uma assadeira enfarinhada [estes eu assei em uma pedra refratária], faça um ou mais cortes na superfície [se você não tiver uma navalha, use uma tesoura: funciona super bem!} e asse em forno preaquecido a 240° por aproximadamente 40 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 200° e deixe por mais 10 minutos.


mais receitas DE PÃO sem sova

 

+ There are no comments

Add yours