Pizza de Longa Fermentação


Pizza de Longa Fermentação

Última semana do ano de 2019! Tempo de refletir sobre os acontecimentos do ano e desejos para o ano que se aproxima. Todo dia 31 de Dezembro eu costumo escrever em um papel o que eu quero para o próximo ano, mas sempre me referindo a sentimentos e coisas do tipo. Uma das coisas que sempre quero é SAÚDE. Sem ela, não fazemos nada. Nada mesmo. Para isso é preciso cuidar da alimentação, porque de nada adianta comer mal a vida inteira e mais tarde tomar um milhão de remédios, não faz o menor sentido. Mas outra coisa que faz parte da vida: o prazer de comer. Pelo menos pra mim, esse prazer é muito importante, o que não significa que você vai abusar – mas também, se raramente abusar, não tem problema, acho mesmo que o importante é o equilíbrio. Então, que venha essa pizza de vez em quando!

Essa receita de pizza de longa fermentação é a minha favorita há tempos: a massa é MUITO saborosa e leve – resultado da longa fermentação realizada na geladeira, um processo super simples!

A massa é muito versátil: você pode tanto fazer uma pizza com a massa mais fina e a borda bem aerada [como nas duas primeiras fotos] ou então uma pizza de massa mais alta, tipo uma focaccia mesmo – e igualmente deliciosa! Tudo vai depender como você vai modelar esta massa [veja explicação mais abaixo na receita].

Uma simples receita de pizza sem sova e não requer nenhum equipamento ou técnicas especiais – você precisa apenas prepará-la com no mínimo 24 horas de antecedência – por se tratar de uma receita de pizza de longa fermentação. Fiquei tão encantada com essa pizza que comecei a fazer toda semana, sempre, claro, “pirando” na cobertura. A receita não dá trabalho nenhum e a massa é uma delícia: macia e aerada por dentro e crocante por fora. E se você é da turma do LEVAIN, pode usá-lo nesta receita: substitua o fermento biológico por 20% de levain. Mangia che ti fa bene!

JA BAIXOU NOSSO E-BOOK ‘TOP 10 RECEITAS DO BLOG’?


AQUI, A PIZZA COM A MASSA MAIS FINA [APENAS A BORDA É ALTA] – veja os vídeos da modelagem mais abaixo


E AQUI, A PIZZA COM A MASSA MAIS ALTA – E IGUALMENTE AERADA E DELICIOSA. FAÇA AS DUAS!


80% ÁGUA | 0,5% FERMENTO | 2% SAL | 1% AÇÚCAR | 3,5% AZEITE


680 gramas de farinha de trigo [costumo usar a farinha italiana 00, mas funciona muito bem com farinhas simples nacionais]

545 gramas de água morna

4 gramas de fermento biológico seco

15 gramas de sal

7 gramas de açúcar

25 gramas de azeite


1. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna e coloque o azeite. Misture;

2. Polvilhe toda a farinha na água [use uma peneira ou coador grande], coloque o sal e mexa bem com uma colher de pau, até você perceber que todos os ingredientes estão muito bem agregados. Lembre-se que é uma receita de pizza sem sova – então iremos somente misturar os ingredientes. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por 30 minutos;

3. Agora iremos dobrar a massa (molhe suas mãos para a massa não grudar): levante a massa e dobre-a por cima dela, gire o recipiente e repita nos  lados. Repita esse processo por 3 vezes, com intervalos de 20 minutos. Se quiser utilize uma colher grande para fazer essas dobras. Veja aqui COMO FAZER AS DOBRAS:

4. Após o último descanso, cubra a massa com plástico novamente [é bom untar com azeite o recipiente onde a massa está, para evitar que ela grude] e leve a geladeira de 24 a 72 horas [mínimo 24 horas]. Se preferir, você pode já dividir a massa antes de levar a geladeira. Após o tempo de fermentação, a massa estará linda, cheia de bolhas!

5. Para modelar a pizza: se quiser uma pizza mais fina, como expliquei no início do post, faça como na sequência de vídeos abaixo. DICA: faça isso em uma superfície bem enfarinhada, já que a massa é de alta hidratação, portanto bem mole e um pouco pegajosa.

 

 

 

6. Ou caso queira a pizza mais ‘alta’, abra a massa diretamente na forma [enfarinhada], apenas com as mãos, e vá modelando com as pontas dos dedos, criando o formato desejado [as vezes faço pizza retangular…porque sim, eu sou do contra!]. Para facilitar a modelagem, umedeça suas mãos conforme for manuseando a massa [assim que possível farei vídeos também deste tipo de modelagem]. Recomendo que você teste as duas formas de modelagem, pois os resultados são bem diferentes e igualmente ótimos!

7. Por fim, coloque o molho de tomate e a cobertura e leve ao forno a 250° por aproximadamente 8 a 10 minutos – ou até dourar bem as bordas e derreter o queijo [se o seu forno não for muito potente, demorará mais tempo ok?]. Preaqueça seu forno na temperatura máxima ao menos 30 minutos antes de colocar a pizza.

RENDIMENTO: 2 pizzas individuais médias ou 1 pizza grande

#DICAs

Ao invés de utilizar uma assadeira comum, você pode assar sua pizza em uma assadeira de PEDRA SABÃO [o preço pode parecer salgado mas vale o investimento, dura a vida toda e você também pode utilizar para assar seus pães] – acho que o resultado fica um pouco melhor, já que distribuem melhor o calor, tornando todo o processo mais eficiente e deixando assim a pizza com aquela crocância deliciosa…hummmm…. Apenas lembrando que você precisa pré-aquecer a pedra antes de colocar a pizza, em torno de 30 minutos é suficiente.

Prepare seu molho de tomate caseiro – é muito mais gostoso! Veja abaixo a receita.



 

 

 

63Comments

Add yours
  1. 1
    RENATO CARVALHO TEIXEIRA

    Bruna, boa tarde como vai??
    Eu sou apaixonado por pizza, umas das minhas comida favoritas e vi essa receita sua super pratica, como sou novato no assunto, gostaria de tirar uma dúvida, tem muita diferença no sabor a massa dessa pizza feita com fermento biológico seco, para a que você faz com a fermentação natural levian?

  2. 3
    Fellipe

    Olá, essa massa pode ser congelada pra ser utilizada em outro dia? E quanto tempo ela pode permanecer guardada na geladeira?

    • 4
      Bruna Neute

      Olá Felipe. Essa massa se conserva por até 3 dias na geladeira. Nunca teste i congelar, mas tenho um feeling de que funciona. Quando eu tentar eu te conto. Abraço.

    • 5
      Matheus

      Obrigado pela receita e pelo video, eu vou com ctza testar essa receita. Eu preciso de uma ajuda se for possível claro. Eu quero abrir uma pizzaria um dia e to fazendo alguns testes. Eu fiz uma receita de pizza q vai 1kg de farinha 00, 600g de agua gelada, 4g de fermento biologico, 30g de sal. Bati na amassadeira espiral por cerca de 12 minutos, dps 4 horas na bancada com plastico filme, dps mais 24 na geladeira, tirei, já fiz as bolas, deixei mais 4 horas na bancada e abri. Eu assei em um forno elétrico a cerca de 320 graus na pedra por 6 minutos mais ou menos, a pizza ficou com um sabor bom, o problema que ela nao dourou, a massa ficou branca, se eu deixava mais ela queimava mas nao dourava. Será que eu deixei ela mto tempo batendo na amassadeira? Essa massa precisa chegar no ponto de veu na amassadeira ou ela ganha esse ponto por meio da fermentacao? Ou será que é pq a receita não tem nada de açucar? Agradeço desde agora se for possivel responder

      • 6
        Bruna Neute

        Oi Mateus, tudo bem? Olha, eu faria alguns testes adicionando açúcar (em torno de 1%) e azeite (3 a 4%). Minhas massas atingem o ponto de véu sem a sova, apenas com o processo de autólise + dobras + longa fermentação, claro que uma farinha muito boa (alto índice de proteína) ajuda neste processo. Vá testando as possibilidades, aprimorando os acertos e a sua receita ‘perfeita’ vai aparecer, é só uma questão de tempo. Abraço e boa sorte.

  3. 7
    RENATO CARVALHO TEIXEIRA

    Bruna, me ajuda minha pizza não ta ficando com os furinhos na massa, o que pode ser?
    abraços até mais

    • 8
      Bruna Neute

      Olá Renato! Os bons resultados aparecem com a prática, pois aos poucos vamos conhecendo a massa e percebendo como ela se comporta. Mas enfim, essa massa fica bem aerada, não tem erro…se a fermentação ocorreu corretamente, sua massa deveria ter ficado aerada. Veja se vc não se confundiu com a quantidade de fermento, e também lembre-se de não retirar todo o ar da massa quando for modelar a pizza [passo 5 da receita]. Insista e depois me conte o resultado. Abraço!

    • 10
      Bruna Neute

      Olá André. Significa que vc deve utilizar 20% de levain em relação à quantidade (peso) de farinha que estiver utilizando em sua receita. Por exemplo, 1 kg de farinha x 20% = 200 gramas de levain

      • 11
        Fernanda

        Boa noite. Eu fiz a receita e tive muita dificuldade para abrir a massa. Será que foi pelo fato de ter aberto 3 horas antes de completar 24h de fermentação? E como faço para assar esse tipo de pizza naquele forno elétrico da arietti?

        • 12
          Bruna Neute

          Oi Fernanda! Nao sei dizer se 3 horas faria muita diferenca no processo, mas penso que nao. Qual foi sua dificuldade exatamente para abrir a massa? Quanto ao forno eletrico, nao conheco. Abraco.

  4. 13
    Fernando Costa

    Olá Bruna,
    Por que não precisa sovar a massa?
    Qual o efeito de dobrar ao invés de sovar?
    Parabéns pelo seu trabalho. Fantástico!

    • 14
      Bruna Neute

      Olá Fernando, obrigada pelo elogio. Em relação à sua pergunta, vou explicar resumidamente: quando iniciamos o preparo da massa e a deixamos descansar, a cadeia de glúten já começa a se desenvolver por si só, e isso também acontece quando fazemos as dobras o ‘estica e puxa’ das dobras causa tensão na massa, auxiliando ainda mais no desenvolvimento da cadeia de glúten, fortalecendo a massa. Se quiser entender esse assunto com mais detalhes, recomendo o livro ‘Tartine Bread’. Abraço!

  5. 15
    guilherme faro

    Olá Bruna. Obrigado por esse espaço. Faço minhas massas com no mínimo 24 horas de fermentação e com levain; Acontece que quando vou monta-la na pá e coloca-la na pedra refratária, ela gruda na pá e só sai com ajuda de uma espátula que, consequentemente, estraga a “montagem”. Disse isso pra dizer que noto que isso acontece por causa do levain, que torna massa mais “grudenta”. Ha alguma forma de deixa-la deslizante na pá usando o levain? Obrigado

  6. 19
    Lara Giacomelli

    Boa tarde. Obrigado por compartilhar a receita. Tenho uma dúvida. Iniciei o processo hoje pela manhã, na hora que misturei os ingredientes percebi que ela ficou pegajosa, porém mantive-a pois segui todas as dosagens descritas na receita. Agora fui “verificar”, já tem bolhas, porém esta pegajosa. É assim mesmo? Obrigado

    • 20
      Bruna Neute

      Olá Lara! Essa massa é de alta hidratação, portanto ela é bem molinha mesmo, um tanto pegajosa. Vc os vídeos com a modelagem da massa? Depois me conte o resultado. Abraço.

  7. 21
    Rodrigo Giovanni Seixas

    Salvou minha quarentena, muito obrigado pela receita, ficou excelente e já repeti a receita outras vezes

  8. 23
    Jéssica Módolo

    Oláa, amei a receita.
    Notei que ela se parece muito com a receita de pão sem sova será que posso usar a metade e assar como pão?
    Estou amando todas as receitas aqui, um beijo e parabéns.

  9. 28
    Fernando Dal Lago

    Olá parabéns pelo site, excelente. Tenho uma duvida sobre a parte final, após abri a pizza você já coloca direto no forno ao deixa a massa descansar mais um tempo? Minha massa esta aindo para a geladeira agora, acabei fazer a última dobra e fiquei com esta dúvida. Obrigado

      • 30
        Fernando Dal Lago

        Bruna, volto para agradecer pela receita a pizza ficou ótima e agradou muito a familia. Preciso aprimorar ainda, na hora de abrir cheguei a achar que iria perder a massa, foi muito dificil, talvez a farinha que eu teha usado não suporte os 80% de hidratação. Minha ideia era assar ela na pedra, mas como a massa estava muito dificil de trabalhar acabei levando ao forno na assadeira mesmo. Enfim, mesmo com estas dificuldades a pizza ficou ótima e muito bonita. Obrigado por compartilhar estas receitas fantasticas, hoje vou fazer o pão com cramberries e nozes.

        • 31
          Bruna Neute

          Olá Fernando! Poxa, fico extremamente feliz em saber disso. Essa pizza é muito boa mesmo, mas realmente tem q ter um pouco de paciência para lidar com essa massa – tente usar uma farinha com índice maior de proteína, pq ‘aguenta’ mais esses 80% de hidratação, ou então diminua um pouco a hidratação. Obrigada por acompanhar o blog, abraço.

  10. 32
    Henrique Heidemann

    Oi, fiquei com algumas dúvidas: 1) Não pre-assa? 2) Como cada geladeira tem uma temperatura tem alguma dica de como saber se a massa já está boa mesmo após as 24 horas? 3) A receita dá apenas dois discos mesmo (assadeira 30 cm)? Obrigado

    • 33
      Bruna Neute

      Olá Henrique. Se a massa estiver bem fininha, não há necessidade de pré assar, mas também depende de quanta cobertura vc colocar – se colocar muita cobertura, é melhor pré assar com o molho. A massa normalmente vai se desenvolver após as 24 horas. Rende 2 discos – conforme descrito na receita [não entendi sua pergunta]. Abraço.

  11. 34
    VITOR

    Olá! Fiz a pizza com o levain e deixei 48 horas na geladeira. Não deu muito certo. A princípio faltou fermentação. Meu levain estava bem ativo e fiz pão com ele na mesma hora que fiz a massa. Será que com o levain a fermentação não seria ainda maior? A massa depois de assada me pareceu somada.

    • 35
      Bruna Neute

      Olá Vitor. Sim, se vc fez com levain, a massa precisa fermentar em temperatura ambiente antes de colocar na geladeira – vc pode usar o mesmo processo que usa para fazer pães. Faço essa receita há anos [com levain também] e nunca deu errado. Tente de novo fazendo assim como falei, tenha em mente que a massa precisa ter se desenvolvido muito bem antes de ir p/ a fermentação a frio. Abraço.

  12. 36
    Marcos Paulo

    Boa noite, Bruna. Tenho uma dúvida: Devo retirar a massa da geladeira assim que for modelá-la ou algum tempo antes?? Obrigado.

  13. 38
    Alisson

    Parabéns por compartilhar a receita. Fazia tempo que queria fazer e testei hoje. A massa cresceu muito bem em 24 hrs, mas quando coloquei o recheio e no forno as bordas não fizeram bolhas, ficou massuda. Teria alguma dica?

  14. 42
    Thiago

    Olá Bruna! Estou fazendo pela segunda vez sua receita! A primeira ficou excelente porém não ficou com tantas bolhas assim. mas o resultado da longa fermentação é muito bom. Minha duvida é quanto a “dobra da massa” no passo 3. Eu não sou chef nem estudei gastronomia e por isso queria voce detalhasse mais esse processo de dobra. Na internet só acho algo relacionado a aumentar a receita e creio que nao seja o caso. Voce poderia, por favor, descrever um pouco mais o que seria essa “dobra de massa”. Muito obrigado!

    • 43
      Bruna Neute

      Olá Thiago, td bem? Explicando em poucas palavras, o ato de ‘dobrar’ a massa auxilia na formação da rede de glúten, cria mais resistência à massa e também ajuda a regular sua temperatura. Basicamente é isso. Se vc quer detalhes mais profundos sobre isso, sugiro que vc leia sobre o assunto, faça algum curso e pratique bastante em casa – não é em um comentário aqui no blog que vou conseguir lhe explicar tudo sobre isso, é necessário vivência e prática. Pratique. Perceba a massa. Abraço.

  15. 44
    Danilo Sorrizo

    Muito obrigado por essa receita maravilhosa! Ela é incrível e muito interessante. Não imaginava que poderia fazer isso com uma farinha nacional! Continue com esse trabalho maravilhoso!!

    • 46
      Danilo Martiniano

      Olá Bruna, parabéns pelo trabalho!
      Sou iniciante mas já praticando bastante receitas de massas de pizzas, essa é a terceira vez que replico sua receita, na primeira achei que hidratei demais com os 80%, mas troquei a farinha e insisti na fórmula, me ajudou a entender o ponto da hidratação porque me forçou a pesquisar, acabei aprendendo algo e cai na força w da farinha, granulação, proteínas e etc… Rsrs
      Sabendo um pouquinho mais fiz a segunda, melhorou bem, mas achei que a fermentação não foi satisfatória e estou pesquisando mais sobre isso, também uso o levain, mas gosto de usar o seco tb, ai que nessa terceira vez eu mantive a fórmula, mantive a farinha, mas me arrisquei a trocar o fermento e usar levito caputo italiano, rsrs. A massa virou um “monstro na geladeira, acordei no dia seguinte e aumentou pelo menos 20 vezes de tamanho, (imagina o estrago e esposa), tá lá na geladeira ainda, vou esperar para ver até onde vai rsrsrs. Mas já sei que precisarei ajustar a quantidade dele na próxima tentativa.
      Aí que pergunto, a hidratação devido as características das farinhas não foi difícil eu ter uma luz a entender as diferenças, embora eu tenha um longo aprendizado ainda, mas sobre a qualidade do levito fiquei bem na estaca zero, é na tentativa e erro mesmo que vou entender a quantidade ideal de cada um devo ajustar às receitas, ou existem características técnicas que explicam?

      • 47
        Bruna Neute

        Oi Danilo, tudo bem? Muito interessante sua pergunta, vou tentar responder…ah, e depois me conte se a pizza ficou boa depois de assada. Olha, vc perguntou sobre o fermento, sobre as caracteristicas técnicas: eu não seu se possuo conhecimento técnico suficiente para responder sua pergunta, mas vamos lá, vou te dar algumas dicas que acho que pode lhe dar uma luz.
        1. Apesar de seguirmos receitas p/ execução de massas, saiba que TUDO influencia seu resultado, por isso é importante a prática e o conhecimento dos ingredientes que está usando. Não são 2 ou 3 tentativas que irão lhe trazer muitas respostas e a massa perfeita, mas sim a prática mais longa. E quando me refiro aos ingredientes, não é em relação a ‘caracteristicas técnicas’ em si, mas sim como aquele ingrediente se comporta;
        2. Um exemplo disso é o próprio fermento que vc utilizou: pelo que eu entendi, na segunda vez vc usou a mesma qtde de fermento, porém de marca diferente, e a massa ‘bombou’ – pois é, e isso acontece também com a farinha por exemplo. Às vezes a hidratação de 80% é boa para uma farinha, mas não para outra – p/ usar hidratação alta assim, é importante que a farinha tenha um maior quantidade de proteína.
        3. A temperatura também influencia muito, e em tudo. Não sei se vc já faz massas há algum tempo, mas enfim, já deve ter notado que em dias muitos quentes as massas fermentam super rápido e às vezes até passam do ponto de assar…

        Resumindo, é isso: pratique MUITO, sinta a massa, observe como os ingredientes que vc está usando se comportam e vc vai ver que a cada dia suas massas ficarão melhores.

        Abraço!

  16. 48
    Vítor

    Olá, muito boa sua receita. Mas tivemos dificuldade em modelar a pizza, vc tem outros vídeos que ensina isso ou teria outra técnica? Além disso, a nossa massa ficou grudenta e não conseguimos levar da pá até a pedra, tem alguma técnica para ela não grudar ?

    • 49
      Bruna Neute

      Olá Vitor. Tem vídeos da modelagem no próprio post. Talvez faça sua massa com menos hidratação da próxima vez, até vc pegar mais prática para a modelagem. Tirar a pizza da bancada para levar até a pá é uma luta mesmo, talvez seja melhor vc salpicar bastante semolina na pá, abrir a massa lá mesmo e depois só deslizar para dentro do forno – já tentou isso?

  17. 50
    VICTOR HUGO

    Boa noite!!!

    Corta cada pizza com quantas gramas???

    Receita bem prático vou testar essa semana em quanto tento fazer meu Levain ( meu sonho fazer o Levain mais tenho muita dificuldade mais não vou desistir).

    • 51
      Bruna Neute

      Olá Victor! Não sei lhe dizer quantos gramas, mas basta dividir a massa em duas partes, já que a receita rende 2 pizzas médias. Não desista do Levain!! Abraço.

  18. 52
    Vítor Alan Martins

    Quando você fala hidratação 80%, o que isso quer dizer ? Utilizar apenas 80% da quantidade de agua e azeite indicado nos ingredientes, é isso ?

    • 53
      Bruna Neute

      Oi Vitor. A hidratação é a quantidade de água em relação à quantidade de farinha. Quando vc lê 80% de hidratação, por exemplo, p/ 1 quilo de farinha, utilizar 800 gramas de água.

      • 54
        Vítor Alan Martins

        Vamos ver se entendi, rs . Então nesse caso você sugere para algumas tentativas, na receita acima ao invés de usar 545 g de agua para 680g de farinha, que utilize 436g de agua para mesma quantidade de farinha? Nessa receita estaria trabalhando com 80% de hidratação, é isso?

  19. 57
    Mariela

    Olá, achei esta receita em uma pesquisa na internet e estou animada para replicar, fiquei encantada com suas fotos e suas explicações. Já faço massas em casa há algum tempo, mas de outra receita. Tenho uma dúvida em relação ao uso de levain nesta receita. Por ser fermentação lenta, assim que terminar o processo das dobras eu mantenho ela fora da geladeira para a fermentação? (Levando se em consideração que a quantidade de 20% dele demoraria para crescer). Posso fermentar ela somente em temperatura ambiente nessas 24 horas ou eu teria que levar a geladeira? No caso eu faria ela em uma noite para utilizar na outra noite (24 horas) e a segunda parte dela eu usaria 48 horas depois (esta eu deixaria desenvolver para depois levar a geladeira, correto?). Pensei em fermentar 24 horas em temperatura ambiente, separar em duas, utilizar a primeira e levar a segunda para a geladeira para utilizar no dia seguinte. Não sei se consegui expressar bem a minha dúvida. Agradeço antecipadamente.

    • 58
      Bruna Neute

      Olá Mariela. Eu particularmente acho que fermentação por 24 horas em TA não é a melhor ideia, acho que a massa fermenta demais. O que eu costumo fazer é fermentar em TA por em média 2 horas, depois vai p/ a geladeira. Pra mim funciona bem esse método. Teste e veja se funciona pra vc também. Dá uma olhada no meu post pizza de fermentação natural. Abraço.

  20. 60
    Sergio Martins

    Olá, maravilhosa receita, já fiz algumas vezes! Uma dúvida: dessa vez, a massa está crescendo pra além do recipiente que tenho. Está há 24 horas na geladeira. Posso dividí-la agora e devolvê-la à geladeira?

  21. 62
    Carolina

    Olá! Eu fiz a massa conforme receita ontem de noite. No dia seguinte (hoje) de manhã ela havia crescido e ja havia encostado no plastico filme que coloquei no topo do pote. Na hora do almoço a massa havia crescido ainda mais, parecia que ia estourar o plástico filme!. Mas fui olhar agora, 24hrs depois, e a massa abaixou um pouco, e devido a isso ficou com ar dentro do recipiente pois o papel filme continuou na mesma posição de quando a massa atingiu o seu maior tamanho. Tenho algumas dúvidas:
    1- Isso é normal ou provavelmente algo deu errado?
    2- Eu pretendia deixar a massa na geladeira por 72 horas. Devo trocar o plástico filme por causa do ar que ficou dentro devido a massa ter crescido e depois diminuído?
    Obrigada!!

    • 63
      Bruna Neute

      OI Carolina! OLha, eu faco essa receita ha anos e isso nunca aconteceu comigo, entao acho que nao posso opinar sobre o que pode ter acontecido – o fato e que as vezes as coisas nao correm bem como deveriam, acontece. Mas pode ser que sua massa nao tenha ‘dado errado’ – eu tentaria assar e ver o que acontece. Espero que, de um jeito ou de outro, saia pizza por ai (ate pq essa massa fica delicosa!). Um abraco!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.