Pão sem Sova


Pão sem Sova

Fazer o próprio pão em casa é gratificante, mas não é sempre que queremos ou podemos dispender algum tempo sovando nosso amado pão. Essa receita de pão não precisa de sova – o que acontece é um longo e lento processo de fermentação, com uso de pouquíssimo fermento, rendendo uma bela fornada que muito lembra os pães de fermentação natural (sabor um pouco ácido, miolo denso e casca crocante).

Observe que a fermentação é longa, sendo assim você precisa se adequar ao timing da receita – são 18 horas de descanso. Por exemplo, se você preparar a massa às 2 da tarde no sábado, ela estará pronta as 8 da manhã do dia seguinte – isso significa Pão Fresquinho no domingo de manhã, sem precisar ir até a padaria, que maravilha! Tudo pronto?

UPDATE 29/03: ontem testei essa receita com 80% de hidratação, ou seja, para cada 100 gramas de farinha utilizamos 80 gramas de água (na receita abaixo a hidratação é 100%: farinha e água em quantidades iguais) e funciona muito bem! Alterei também a forma de preparo, se alguém leu o post antes desta data e notou que algo está diferente, lhe digo: você não está louco!

 

360 gramas (2 1/2 xícaras de chá) de farinha de trigo integral orgânica (esse é o tipo de farinha que mais gosto de usar atualmente, mas funciona com farinha branca também, claro)

360ml de água filtrada

8 gramas (1 colher de chá cheia) de sal

3 gramas (1 colher de chá) de fermento biológico em pó ou 70 gramas de levain refrescado

1. Primeiro conselho: se você tiver uma balança para pesar os ingredientes, use-a: precisão é sempre recomendável para fazer pães;

2. Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture com uma colher de pau – misture somente o suficiente para agregar os ingredientes;

3. Cubra com um filme plástico e deixe descansar no forno apagado por 18 horas;

4. Transfira a massa, que estará mole e pegajosa, para uma forma de sua preferência (gosto de forrar com papel manteiga, é mais prático do que untar) ou utilize uma panela de cerâmica para assar o pão, a crosta fica muito mais crocante (dica: use a tampa nos primeiros 20 minutos de forno);

5. Borrife água fria na superfície do pão (um segredinho para a casca ficar com uma coloração mais caramelada e também mais crocante) e leve ao forno por 40-45 minutos a 220° – o pão precisa estar bem dourado por fora (não tenha medo de queimar), para testar se ele está bem assado, dê umas batidas na parte de baixo, tem que soar oco, no meu forno eu asso 40 minutos, mas…cada um cada um…teste o seu. Prepare-se para um dos melhores pães que você já comeu…

LEIA MAISRECEITAS DE PÃO

COMO FAZER LEVAIN

PÃO DE CASTANHAS E FRUTA SECAS

PÃO DE FORMA

PÃO DE BATATA

PÃO E GELEIA

+ There are no comments

Add yours