Crêpe Suzette


Crêpe Suzette

Crêpe Suzette é uma sobremesa clássica da culinária francesa que eu adoro. É simples e super gostosa. O preparo também é simples, sem segredo, minha única dica é que você prepare o crepe o mais fino que conseguir, isso faz toda a diferença na receita.

Essa é uma receita de crêpe suzette que tenho há muito tempo e estou preparando esses crepes aos domingos no restaurante [domingo no almoço é dia de pratos clássicos franceses]. A sobremesa consiste em crepes bem fininhos, que são umedecidos com um molho de laranja e depois flambados na frigideira com licor Grand Marnier….

INGREDIENTES PARA O MOLHO DE LARANJA

600ml de suco de laranja

60 gramas de manteiga

100 gramas de água

100 gramas de açúcar

1. Prepare um xarope, que será utilizado como base (para o molho ficar mais encorpado): misture a água e o açúcar em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e quando estiver morno coloque os demais ingredientes, bata com um fouet e volte ao fogo por mais alguns minutos, mexendo até encorpar. Reserve.

INGREDIENTES PARA OS CREPES

500ml de leite integral

5 ovos

25 gramas de manteiga derretida (pese antes de derreter)

340 gramas (1 3/4 xícara) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1. Apenas bata todos os ingredientes no liquidificador. Deixe descansar na geladeira por uma hora antes de fazer os crepes;

2. Coloque apenas 1 gotinha de óleo em uma frigideira antiaderente (tamanho ideal: 28 centímetros de diâmetro), disponha uma concha da massa bem no centro da frigideira e gire-a, a fim de fazer com que a massa se espalhe por toda a superfície da frigideira, dando um formato bonito ao crepe.

 

3. Pincele o molho sobre o crepe, dobre ao meio, pincele o molho novamente, faça outra dobra (vai formar um triângulo) e reserve. Repita com os demais crepes.

#DICA

Espere a frigideira esfriar um pouco antes de fazer o próximo crepe (se estiver muito quente fica difícil fazer com que a massa se espalhe)

FINALIZAÇÃO

Manteiga

Aproximadamente 240ml de licor Grand Marnier ou qualquer outro licor de laranja

Gomos de laranja

1. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga (o suficiente apenas para grelhar os crepes) e os crepes (depende do tamanho da sua frigideira, se estiver usando a mesma que preparou a massa, pode fazer 4 crepes por vez), coloque o licor (use 20ml por cada unidade de crepe) e flambe os crepes. Cuidado pois o Grand Marnier é forte e propicia uma chama considerável;

2. Quando as chamas se apagarem, acrescente o molho e deixe ferver alguns segundos apenas para caramelizar;

3. Disponha o crepe no prato, coloque o molho e os gomos de laranja.

Rendimento: 12 porções


mais receitas FRANCESAS

 

 

 

+ There are no comments

Add yours