Onde comer em Edimburgo – Parte II


Onde comer em Edimburgo – Parte II

Minha primeira visita à Edimburgo foi em 2016 – de cara fiquei encantada com a cidade e muito impressionada com a diversidade gastronômica. A capital da Escócia é um paraíso gastronômico – com suas ótimas cafeterias, padarias, restaurantes franceses, asiáticos, italianos….ah, e sem falar no grande número de lojas de Fish&Chips e Pubs. A comida aqui é saborosa e variada, quem diz que aqui só se come fritura está beeem enganado: tem muita variedade de legumes, verduras, frutas, peixes e frutos do mar. Tem muita lojinha de produtos estrangeiros onde é possível encontrar vários ingredientes diferentes e algumas frutas exóticas. Tem muita pequena empresa independente fazendo pães de fermentação natural, bolos deliciosos e outros tantos produtos especiais com ingredientes locais. E os veganos e vegetarianos não passam fome por aqui: as opções também são bem vastas! Ah, e os Food Markets? Tem vários – já estou preparando um post exclusivamente sobre eles.

Moro atualmente em Edimburgo e estou sempre afobada a procura de novos lugares para comer e beber – e nunca me decepciono. Eu já havia escrito um POST anteriormente sobre onde comer em edimburgo, então agora morando aqui, estou sempre descobrindo novos lugares – espero também escrever outro post, ainda este ano, onde comer em edimburgo – parte III. Em relação à gastronomia, posso dizer que morando em Edimburgo tenho a mesma sensação que eu tinha em São Paulo: tem muita coisa interessante acontecendo, há sempre novidades e já tenho meus spots preferidos na cidade.

#1 Lowdown Coffee

Essa já é a minha cafeteria preferida em Edimburgo e foi amor à primeira vista: desde ao café extremamente bem preparado [Hario é sempre meu favorito!], até os bolos deliciosos [o de chocolate com cereja e alecrim, vegan, é sensacional], o atendimento mega simpático [eu sempre pergunto sobre os cafés que eles estão utilizando no momento e eles adoram explicar] e o ambiente minimalista. Essa cafeteria mega pequenininha, pequena mesmo, eu encontrei por acaso andando pela George Street e sempre que posso passo por lá. Amo conhecer novos lugares pra comer e beber na cidade, estou sempre procurando por eles, mas também sou muito fiel aos estabelecimentos que aprecio. Eles têm também um menu [enxuto] de café da manhã e almoço.

 


#2 Fortitude Café

Para quem gosta de tomar um ótimo café e comer um bolo simples e gostoso em uma cafeteria aconchegante, esta é uma boa opção. Tem cafés de especialidade em diversos métodos, sanduíches, sopas e bolos – para quem é vegan, não deixe de experimentar o bolo de coco e framboesas [que é também sem glúten].


#3 Loch Fyne

Em Newhaven fica o restaurante Loch Fyne, em um edifício grande que foi restaurado e abriga também outros estabelecimentos – tudo relacionado a peixes e frutos do mar, já que fica bem em frente ao píer. Aliás, faça uma caminhada por ali,vá até o farol, tire umas fotos…é super agradável. Inclusive descobri este lugar quando fazia uma caminhada por ali, resolvi checar o cardápio e vi que aos finais de semana eles servem Brunch – uma das opções é o Lobster Benedict: fiquei louca para provar e não me arrependi, é delicioso! Tem outras ótimas opções, como panquecas com bacon e maple syrup e diversos outros deliciosos pratos típicos para um brunch, o café é delicioso e os preços são bem amigáveis – um dos melhores custos benefícios da cidade! Também servem almoço, jantar e rola até um Happy Hour com ostras e espumante. Já sou fã!


#4 Henderson’s Vegan

Um dos mais reconhecidos restaurantes vegetarianos em Edimburgo – e olha que tem vários, a maioria muito bons! O Henderson’s na verdade tem vários estabelecimentos pela cidade: esse, exclusivamente vegan, fica escondidinho em uma pequena rua, transversal a outro restaurante deles. Fui para almoçar e um dos pratos que experimentei [na verdade, era uma entrada] me surpreendeu: uma abobrinha assada e recheada com risoto de quinoa e castanha de cajú. Comida super bem preparada!


#5 the herringbone

Imagine um lugar mega aconchegante, comida gostosa, uma extensa carta de vinhos [a maioria com opção em taça!], ótimos cocktails e preços sensatos – é este! Fui recentemente, no dia dos namorados [aqui no Reino Unido comemorado em 14 de fevereiro] e super adorei, realmente gostei de tudo. Eu experimentei esse Sanduba aí da foto: camarões crocantes e molho tártaro servidos no brioche, com salada e fritas. A carta de cocktails é bem atraente – adorei o ‘The Hugo’. Resumindo, um ótimo lugar para ‘apenas’ um drink ou para comer e beber.


#6 Bross Bagels

Uma loja só de Bagel’s – compre o seu para comer em casa [tem opção vegan!] ou coma por lá mesmo: tem muitas opções de recheios. Eu fui de Pastrami com picles, queijo derretido, picles da casa e muita mostarda. O próximo que quero provar é com recheio de carne de jaca. Ah, tem um café espresso MUITO gostoso. Eles sempre tem novas criações, e sempre surpreendentes. Um must go em Edimburgo – são 3 endereços espalhados pela cidade.


#7 Salt Horse

Por recomendação de um amigo, fomos ao Salt Horse para comer hambúrguer e, claro, beber cerveja! Aliás, a carta de cervejas é super extensa. Para comer, nada além de hambúrguer, porém as opções são ótimas: eu experimentei o Crispy Chicken com Kimchi [maravilhoso!] e o marido foi de Haggis Burger [aí já não é muito minha praia…mas provei um pedacinho e era bem saboroso]. Para acompanhar, fritas e umas asinhas de frango com Blue Cheese. Fica em uma rua super tranquila da Old Town, é uma ótima opção para uma refeição após um passeio.


#8 BOROUGH

Esse é um daqueles restaurantes de bairro que servem alta gastronomia de um jeito muito informal e desprentioso. Tudo é gostoso, tudo é especial, um daqueles lugares pra voltar sempre, pois o menu está sempre mudando, tudo de acordo com a sazonalidade. Com certeza um dos meus restaurantes favoritos em Edimburgo.


#9 the bearbed baker

Pra mim, esse lugarzinho tem só um problema: fica meio longe do meu novo endereço! Um espaço mega pequeno e com super delícias pra provar por lá ou levar pra casa: bagels, pães de fermentação natural, Donuts [maravilhoso!] e cinnamon rolls vegan. Tudo gostoso, sem esquecer do café: o café filtrado deles é perfeito para o meu paladar. Um ótimo lugar para um café da manhã ou lanchinho.


#10 twelve triangles Kitchen table

Mais um lugarzinho aconchegante para comer algo gostoso e tomar um ótimo café, no meu bairro favorito da cidade: Leith! Super pequeno: acomoda-se em uma das suas poucas mesas e se delicie com um café da manhã simples e bem feito [o croissant de amêndoas é avassalador!], um espresso bem tirado ou qualquer outra delícia que te faça feliz. Tudo é feito na casa e tem vários produtos pra levar pra casa – eu amei o pão multigrãos de fermentação natural…


onde comer pelo mundo

3Comments

Add yours
  1. 1
    Thais

    Mulher, eu apenas tive vontade de conhecer TODOS os lugares, porque é exatamente meu “tipo” de lugar preferido: comidinhas, coisinhas, meio lanche, meio refeição, muita luz natural, cafezinhos… SOCORRO!

    heehehehe

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.