Hamburguer de Cogumelos


Hamburguer de Cogumelos

Bom, não queria dizer mais uma vez que amo hamburguers (ops, falei) mas é que eu amo mesmo. Mas nada me deixa mais feliz do que um bom hamburguer vegetariano, ou neste caso, um hamburguer vegano, afinal de contas não vejo motivo algum para se acrescentar ovos em uma receita de hamburguer vegetariano – nada contra os ovos, eu os amo e consumo bastante, o lance é que não tem mesmo a menor necessidade (ao contrário do que muitos pensam…).

Eu explico: o que precisamos é de algo para dar liga à massa, com certeza, algo úmido, caso contrário o hamburguer vai se despedaçar. Somente isso, ou seja, o ovo não tem nada a ver com essa história. Podemos usar diversos outros ingredientes. Por exemplo: aqui nessa [receita de hamburguer vegano], o feijão e o molho barbecue cumprem muito bem esse papel. Já nesta [receita de hamburguer de quinoa], ela já é úmida e ainda tem o acréscimo de purê de abóbora. E aqui nessa receita de hamburguer de cogumelos, as castanhas processadas trazem umidade à massa. Uma curiosidade sobre este hamburguer: na primeira mordida senti um sabor sabem do que? Carne – isso mesmo…acho que os cogumelos, quando bem grelhados, remetem ao sabor da carne vermelha. Enfim, vamos a receita:

300 gramas de cogumelos paris

240 gramas de castanha do pará triturada

1/3 de xícara de farinha de trigo integral ou de aveia

1/3 de xícara de gergelim

Sal, Pimenta do reino e 1 fio de azeite para temperar

1/2 cebola ralada

Cheiro verde picado

1. Processe bem as castanhas no processador e transfira-as para uma tigela;

2. Coloque agora os cogumelos e pulse até triturar (para ficar parecido com uma cerne moída digamos);

3. Refogue os cogumelos com azeite e a cebola. Ao final, acrescente o cheiro verde, sal e pimenta do reino e misture;

4. Quando esfriar, acrescente as castanhas trituradas, a farinha e o gergelim e misture com as mãos. Divida em quatro porções e molde os hamburguers (eu gosto de usar o aro, para ficarem com formato bem bonitinho);

5. Coloque na geladeira e deixe por no mínimo 1 hora antes de utilizar (mas se quiser, pode preparar de manhã e usar a noite, sem problemas);

6. Grelhe os hamburguers em uma frigideira antiaderente (coloque um fiozinho de azeite) por 5 minutos de cada lado (ou até dourar bem por fora).

Rendimento: 4 unidades


#DICAS

Preparei esse sanduíche com um PÃO DE CENTEIO caseiro delicioso, queijo gruyére, pepino fatiado e folhas de espinafre – gente, muito bom!

Outro pão gostosérrimo para fazer hamburguers é o PÃO DE LEITE, ele é muito fofinho!

Que tal um KETCHUP DE GOIABADA para se esbaldar com seu burger e umas fritas bem crocantes?

Prepare uma hamburgada completa para os seus amigos, eles vão pirar na sua! Que tal uma deliciosa MOUSSE DE CHOCOLATE para a sobremesa?


OUTROS SANDUBAS DELICIOSOS

 

+ There are no comments

Add yours