Onde comer em Budapeste

BUDAPESTE é uma cidade que há tempos habita minha ridícula extensa lista de lugares que eu gostaria de conhecer, e finalmente lá fomos, eu e meu marido, em Dezembro de 2022. Fomos quase na época do natal, eu adoro viajar nessa época: um friozinho gostoso (haha!), aquele clima de fim de ano e muitos mercados de natal.

Claro que eu já tinha uma lista de lugares para comer comigo, só pra garantir, mas sempre deixo espaço para descobrir lugares sugeridos pelos locais e até aqueles que a gente olha e pensa ‘vou comer aqui, parece bom!’.

Achei a cidade ainda mais bonita do que nas fotos: os edifícios são incríveis, não me cansava de parar em frente de vários deles e ficar admirando. E eu simplesmente amo cidades que tem um rio passando bem ali no meio, e é sempre tudo tão especialmente bonito e encantador…. Budapeste é maior e mais agitada do que eu pensava: é uma super big city, tem em torno de 1.8 milhão de habitantes (3x maior que Edimburgo!) e com um trânsito que anda muito rápido (usei muito táxi e fiquei impressionada como todo mundo dirige muito rápido, nunca vi nada igual, muito curioso!).

Falando um pouco sobre produtos tipicos, o que ha de bom por la:

EMBUTIDOS: de todos os tipos, especialmente os feitos com porco mangalitsa

PAPRIKA: comprei um pouco e realmente é diferente, o sabor é mais forte e marcante

LAVANDA: trouxe sabonete e óleo essencial, muito bons, com aroma muito concentrado!

STRUDEL: infelizmente comi um MUITO ruim, haha, e depois disso nem experimentei mais

VINHOS: eu já tinha provado vinhos da Hungria, tem muito vinho bom por lá

PALINKA: um destilado, tipo um Brandy, feito de frutas – muito forte e marcante, prove.

Todo mundo sabe que Budapeste sofreu muito com guerras e com o holocausto…e isso fica extremamente nitido em muitos lugares: ha diversos monumentos que não deixam ninguem esquecer o que se passou por la. Eu me emocionei com esse da foto abaixo, chamado Sapatos à beira do Danúbio: uma homenagem a muitos judeus que morreram naquela época, de uma forma muito cruel [eu comecei a escrever aqui, fiquei arrepiada e parei, esses fatos mexem muito comigo, quem se interessar faça uma pesquisa rápida no Google]. De partir o coração, demais.

Voltando aos fatos alegres: foram 5 dias super agradáveis, muito passeio e muita comida gostosa. Vem comigo na minha lista de onde comer em Budapeste.

#1 Zincenco

Logo que comprei as passagens para Budapeste, já comecei a pesquisar os bons lugares para comer na cidade. O Zincenco foi o primeiro restaurante que apareceu na minha busca e de cara eu já soube que eu teria de ir – é o meu tipo de comida. Local, sazonal, saborosa, feita por quem ama e se importa com o que está fazendo. Lugares assim não tem erro.

Já gostei do conceito logo de cara: o restaurante fica na verdade no andar térreo de um prédio residencial, e na verdade um apartamento mesmo, só foi adaptado para ser um restaurante, mas não tem entrada direto da rua. O lugar é um charme: uma salona com poucas mesas, cozinha aberta e uma playlist sem igual [tocaram várias músicas brasileiras!].

O restaurante pertence a um casal – um deles comanda o salão, a outra, a cozinha, e tudo flui perfeitamente, devo dizer. Como o lugar é pequeno, eles só trabalham com menu degustação [é imprescindível reservar]. São 6 pratos, todos tão bons que eu nem sei dizer qual mais gostei. Juro que não sei. Depois dos  pratos, fomos servidos de um pratinho pequeno de queijos e mel, maravilha pra encerrar a refeição. E uma longa [e necessária] pausa para a sobremesa, até deu tempo pra uma partidinha de xadrez com o marido – eu nem lembrava muito como se jogava!

Depois dos  pratos, fomos servidos de um pratinho pequeno de queijos e mel, maravilha pra encerrar a refeição. E uma longa [e necessária] pausa para a sobremesa, até deu tempo pra uma partidinha de xadrez com o marido – eu nem lembrava muito como se jogava! Ah, optamos pela harmonização de vinhos e devo dizer que foi perfeita com os pratos servidos – a menos que o restaurante seja picareta, harmonização de vinhos sempre funciona super bem e vale o investimento.

WEBSITE:  zincencokitchen.com/en/

#2 Portobello Coffee wine

Esse café ficava bem em frente ao nosso Airbnb, passamos lá na primeira manhã pra um café da manhã rápido e acertamos: servem um café delicioso, tem algumas poucas porém muito boas opcoes de comida [iogurte com granola, ou um simples pão de fermentação natural servido com manteiga e geleia, e aqueles básicos como ovos mexidos e avocado toast.No almoço servem uns pratos rápidos e mais a noitinha funciona como um pequeno wine bar. Uma boa opção para quem se hospedar na vizinhança.

INSTAGRAM: instagram.com/portobellobudapest

#3 nor/ma bakery

Essa padaria é mega pequenina, mas tem bastante produtos: pães de fermentação natural de vários tipos e formatos, croissant, pain au chocolat, croissant de amêndoas, recheado com pistache….. nossa, uma verdadeira perdição.

A menos que você esteja querendo só uma paradinha rápida, não é um lugar pra sentar e curtir, tem só um balcão e algumas banquetas – funciona melhor para comprar suas delícias para um café da manhã em casa. Nota 10!

FACEBOOK: facebook.com/normabudapest/

#4 praça Szentháromság

Existe uma praça em Budapest chamado Szentháromság – tente pronunciar! – e um lugar bem turístico, já que ali no entorno tem alguns monumentos conhecidos, como por exemplo, a Igreja de São Matias, então tinham ali na praça mesmo algumas barraquinhas com comidas típicas e vinho quente. Alias, vi muitas barracas de vinho quente em praça e mercados de rua, e já que estava bem frio, eu bem que gostei!

Bom, peguei logo um vinho quente, meu marido idem, e decidimos dividir esse sanduíche que estava com um aspecto muito interessante: flatbread [quentinho], linguiça [com bastante paprika, parecia bem caseira, bem boa] e chucrute. Super típico. O sanduíche era bem grande e muito saboroso. Foi um almoço e tanto. No meio da praça, no frio, cheio de pombas.

#5 Hoppa bistro

Quando eu estava organizando nossa viagem para Budapeste, claro que pesquisei sobre restaurantes legais na cidade, até que encontrei o Hoppa Bistro: a proposta deles são pratos tradicionais da culinária húngara com um twist moderno. Achei que é exatamente isso o que entregam: a comida é extremamente saborosa [e talvez até um pouco salgada demais para o meu paladar], boa oferta de vinhos locais [bastante opção de vinhos em taça, optei por elas] com serviço e ambiente informais. Fomos no horário do almoço: lembro que comi um tartare de carne muito gostoso [não sou muito de comer carne, mas um tartare de vez em nunca, eu gosto!], estava tão bem temperado, bom mesmo! Achei os pratos um pouco grandes, então não comi sobremesa. Esse restaurante é imprescindível reservar se você quiser visitá-lo.

#6 duchess rooftop bar

Eu sou fã de um rooftop – sempre tem uma vista maravilhosa e bons drinks. Acertei, e ainda por cima tem um cardápio muito bom de comidinhas: tartare de salmão, sandubinha de bochecha de boi no brioche, e tantas outras coisinhas gostosas. O cardápio de drinks é bem extenso, incluindo os clássicos. O bar fica dentro de um hotel chiquérrimo, e por acaso estava rolando uma festa que parecia ser muito massa, todos vestidos num estilo cabaré anos 60!

WEBSITE: theduchessbudapest.com/en/menu

#7 byblos

Eu notei que em Budapeste tem muitos restaurantes libaneses, muitos mesmo! Esse especificamente é especializado em comida levantina em geral. Achei esse restaurante por acaso, pensei ‘hum, deve ser bom!’, e entrei. O lugar é bem diferente, um pouco antigo, com umas mesas e cadeiras grandonas e tals, bem old fashion.

O cardápio é extenso, fica até difícil escolher, eis que finalmente optamos por pão pitta, moutabal, arroz [era um arroz diferente, muito bem temperado com especiarias, meio comida de vó], carneiro com molho de iogurte, hortelã e romã . Gente, que COMIDA MARAVILHOSA! Eu gosto muito de comida levantina, sempre curti todos os restaurantes desse tipo que já visitei em São Paulo, mas esse em Budapeste…ganhou meu coração. A comida era extremamente saborosa e suave, ao mesmo tempo. Eu fiquei bem impressionada – até porque, normalmente, aqui em Edimburgo, sempre que vou a esse tipo de restaurante, tenho a impressão de que a comida não é lá muito autêntica e falta um tempero…

WEBSITE: byblos.hu

#8 central grand cafe

Nossa! Eu adorei mesmo esse café. Eu na verdade decidi ir para admirar o prédio – um belíssimo edifício Art Noveau, onde todos os detalhes são inspiradores: da luminária ao acabamento do balcão. Uma beleza deslumbrante sem ser intimidadora. Como fiquei hospedada logo ali do lado, visitei o Grand Café duas vezes: primeiro, para um café da manhã dominical [amo um café da manhã mais demorado aos domingos]; e uma segunda vez passei lá pra tomar um processo e comer uns bolos típicos.

Quando fui no domingo para o café da manhã, senti um astral super gostoso: não estava muito cheio, mas, aos poucos, mais gente foi chegando. Fiquei admirando os detalhes, lendo o menu com calma enquanto já bebia um cafezinho [o menu é bem extenso, eu diria] e de repente…chegou um senhor e começou a tocar piano lindamente, e uma senhora começou a cantar. Lindo demais! Aparentemente acontece todos os domingos. A comida é bem gostosa: comemos uma espécie french toast salgada / misto quente delícia, com queijo bem derretido, ovos mexidos e bastante café. Eu não preciso de mais nada! Depois voltamos no último dia da viagem, após fazermos o check out do nosso Airbnb, só pra tomar um prosecco e comer uns docinhos, por que não?

WEBSITE: centralgrandcafe.hu/en/galeria/

#9 doblo wine bar

Esse wine bar tinha tudo o que eu gosto: MUITA opção de vinho em taça, boa oferta de comida decente, música boa. Ah, e esse ainda tinha um plus: você pode escolher entre 3 tamanhos de taça – isso significa pedir muitos vinhos no menor tamanho disponível, assim dá pra provar mais opções. Foi o que eu fiz. A Hungria tem vinhos maravilhosos e eu quis provar de tudo um pouco: nesse wine bar provei brancos, rosés e tintos, tudo acompanhado por uma ótima tábua de queijos e embutidos. Era tudo o que eu queria em um dia frio!

WEBSITE: doblo.hu/

#10 CENTRAL MARKET HALL

Toda cidade que se preza tem um mercado central super especial pra comprar ingredientes locais, presentinhos e provar da culinária local [ou nem tanto]. E em Budapeste não é diferente: inclusive foi nesse mercado que comprei a melhor paprika e o melhor óleo de lavanda da vida!Vi também muita carne e embutidos, queijos, temperos, doces e bebidas típicas, vegetais e frutas.

No segundo andar tem alguns restaurantes, mas como visitamos no sábado estava tão cheio, impossível mesmo só em pensar em comer alguma coisa, quase não dava para andar. Minha dica: não visite esse mercado no sábado, principalmente na hora do almoço. Mas visite em outros dias e horários!

já BAIXOU NOSSO E-BOOK ‘TOP 10 RECEITAS DO BLOG’?

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.