Onde Comer no Algarve


Onde Comer no Algarve

O Algarve é uma região lindíssima de Portugal – é a região mais turística do país, abrangendo 16 municípios ao sul de Portugal. Lindas praias, cidades interessantes e muita comida boa para apreciar – e como a região é litorânea….peixes e frutos do mar fresquinhos é o que não falta. Mas a culinária no Algarve não se resume a isso: tem muitos restaurantes inovando com ingredientes locais e outros executando a culinária tradicional portuguesa de outras regiões do país. E por falar em ingredientes locais, no Algarve se produz Flor de Sal, Mel e Laranjas [são incríveis, excepcionalmente doces, nunca comi igual!]. Os pratos com Carapau, Camarão, Atum e Polvo são mesmo incríveis – de longe foi o melhor lugar onde já experimentei pratos preparados com estes ingredientes.

A primeira vez que visitei o Algarve foi em Janeiro de 2017 [no auge do inverno, peguei dias ensolarados com inacreditáveis 24 graus]. Fiquei poucos dias, pois tive um imprevisto pessoal e precisei mudar meus planos. Fiquei apenas 2 dias em Fuseta, uma pequena vila do Algarve, com meu amigo Kevin, e nesses poucos dias que estive por lá comi o que posso afirmar ‘um dos melhores peixes na brasa’ da vida: era apenas um peixe simples temperado com sal grosso e assado em uma churrasqueira a céu aberto. Assado ‘à perfeição’, posso dizer. Os peixes e frutos do mar preparados desta forma super simples são muito comuns nessa região e é mesmo uma delícia – e é tudo muito simples: os acompanhamentos normalmente são uma saladinha básica [alface, tomate e cebola] e batatas cozidas [as batatas de lá são especiais, acredite!]. Esse é o tipo de refeição que quando eu como, logo penso ‘gente, não preciso de mais nada’, afinal de contas, peixe com salada é minha comida favorita da vida! Um grande número de restaurantes das pequenas cidades serve refeições deste tipo [peixe/frutos do mar na brasa + salada + batatas], apesar de parecer sem graça, a comida é muito boa e a opção de peixes e frutos do mar é imensa. Mas como eu disse mais acima, existem por lá muitos restaurantes inovando com os produtos locais e outros servindo pratos tradicionais de outras regiões do país [no Algarve eu comi uma feijoada trasmontana sensacional!].

No início deste ano eu passei 6 semanas conhecendo o Algarve e comi tudo o que pude…haha…eis aqui minhas indicações de onde comer no Algarve.

#1 casa corvo – fuseta

O que rola é que este restaurante [localizado em Fuseta] tem uma churrasqueira no meio da praça – e eu achei isso simplesmente sensacional! É um restaurante comum, com mesas internas, porém do outro lado da rua tem uma enorme churrasqueira, mesas [de plástico!] e pronto – está feito! Como eu estava sem meu celular no dia em que almocei lá….peguei uma foto desta parte externa no Trip Advisor e roubei a foto do peixe do Facebook do meu amigo – voilá, problema resolvido, graças à tecnologia! Então basicamente neste restaurante a comida é a mesma, o lance é que você escolhe [entre uma enorme variedade] o peixe ou fruto do mar que quiser e eles grelham ali mesmo. Fiquei fã mesmo….meu peixe estava perfeito!

Escolha seu peixe….

Vai direto na grelha…

 

Voilà!


#2 7imeio wine bar – olhão

Olhão por si só é uma cidade super agradável e tem um mercado muito bacana – repleto de frutos do mar maravilhosos, uma pena que não pude comprar nada por lá e cozinhar, já que não tinha nenhuma cozinha disponível. E em meio a milhares de restaurantes super tradicionais, encontrei este Wine Bar com um cardápio mais contemporâneo e me dei bem: a comida é muito saborosa e criativa e a matéria prima em sua maioria são os produtos locais. O ambiente é bem casual e aconchegante e a carta de vinhos e cocktails é bem variada. Se não me engano os pratos eram pequenos [e os preços eram proporcionais] o que acho sensacional, assim é possível provar mais de um ou ainda pedir vários pratos e partilhar com todos na mesa. Comemos camarões com natas, que eu achei que seria algo muito simples e tradicional mas….não: o tempero estava incrível e me surpreendeu. Depois pedimos Tartare de Peixe Branco [o peixe estava MUITO fresco] e outros pratos que realmente não me recordo [ops!], mas envolviam carpaccio de atum [também muito fresco!] e alguns sushis. Tudo delicioso – mesmo!


#3 casa do polvo tasquinha – santa luzia, tavira

Santa Luzia é uma vila com pouco mais de mil habitantes localizada em Tavira. Santa Luzia é considerada a ‘capital do polvo’ e por lá eles dizem que tem o melhor polvo do mundo – sendo assim, parece que eu estava no lugar certo para provar pratos com um ingrediente que eu adoro, o polvo! Dentre tantas opções que pareciam super atraentes, escolhi a feijoada de polvo: super bem temperada [de forma geral, a comida em Portugal é muito bem temperada, como no Brasil],com o polvo bem tenro e bem coentruda – do jeito que eu gosto!


#4 rive gauche – tavira

Esse é um [ótimo] restaurante francês com um twist brasileiro – o chef é brasileiro e isso eu notei na primeira garfada, sério mesmo, a comida tinha um tempero a mais… O restaurante é bem charmosinho e fica em uma ruazinha linda. Assim que sentamos à mesa, nos serviram um couvert bem interessante: uma espécie de tartare de beterraba [que estava divino], palitos de vegetais crus e algumas pastinhas bem saborosas. Como entrada provei um reconfortante Bisque de Frutos do Mar [saboroso e sedoso ao extremo] e em seguida um Risoto de Aspargos com Pato – ah! Comida boa, vinho bom, musiquinha brasileira, carta de vinhos atraente e um ambiente bem acolhedor.

Não tirei fotos, então ‘roubei’ essa no Trip Advisor

#5 earth café – carvoeiro

Esse café, na linda Praia do Carvoeiro [essa praia vale e muito a visita!] tem um menu ‘all day brunch’ com todas aquelas delícias típicas desse tipo de refeição: ovos, bacon, abacate, feijões e pãezinhos gostosos. Eles tem uma bancada com uma vista bem bonita – já que estão localizados em uma parte mais alta da cidade. Eu queria comer tudo do cardápio, mas pedi apenas uma ‘panelinha’ de feijões pretos refogados com linguiça e ovos escalfados, muito bom. O marido experimentou os eggs benedict e gostou. Tem boas opções de cervejas e vinhos [taça ou garrafa]. Não fui muito feliz na sobremesa que escolhi, mas acontece. E além de tudo, nesse café tem vários produtos locais [e interessantes] à venda: mel, chocolates, flor de sal do Algarve, vinhos, marmeladas e várias coisinhas gostosas.


Se estiver procurando hospedagem no Algarve, reserve seu hotel no site Booking.com através deste link e ganhe R$50 de desconto: https://www.booking.com/s/11_6/8324e295


ONDE COMER PELO MUNDO

 

 

+ There are no comments

Add yours