Visitei Paraty pela primeira vez quando eu tinha uns 7 anos, e aquele lugar me marcou: me lembro das ruas de pedra, casas coloridas, \u00e1gua do mar cristalina e quentinha e me lembro at\u00e9 das lindas janelas azuis da pousada onde ficamos hospedados…n\u00e3o sei porque me lembro de tanto detalhes assim peculiares, mas o fato \u00e9 que depois de j\u00e1 crescida sempre tive em mente voltar para Paraty. A ideia sempre foi ir de carro, partindo de Sampa e parando em algumas cidades interessantes pelo caminho – s\u00f3 me faltava mesmo a oportunidade ‘perfeita’ para esta road trip para Paraty<\/strong>.<\/p>\n

Eis que em dezembro de 2017 eu estava no Brasil e tudo estava favor\u00e1vel: meu marido tamb\u00e9m foi para passar algumas semanas em S\u00e3o Paulo, eu estava com tempo e era quase ver\u00e3o [a temperatura estava super agrad\u00e1vel!]. Ent\u00e3o planejei um roteiro, fizemos as malas e ca\u00edmos na estrada. A ideia principal era seguir a viagem de ida mais pelo interior do estado e depois voltar pelo Litoral, parando por cidades que eu j\u00e1 conhecia e queria mostrar ao Richard e outras que ainda n\u00e3o havia passado. Foram quase 800km bem rodados em 1 semana!<\/p>\n

Ent\u00e3o, o roteiro de ida [Sp – Paraty] ficou assim: SP – CAMPOS DO JORD\u00c3O – CUNHA – PARATY.<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/p>\n

J\u00e1 a volta foi: TRINDADE – PICINGUABA – ILHABELA – S\u00c3O SEBASTI\u00c3O – JUQUEHY – GUARUJ\u00c1<\/strong><\/p>\n

<\/i><\/strong><\/p>\n

# PRIMEIRo destino: CAMPOS DO JORD\u00c3O<\/span><\/strong><\/h4>\n

Em uma manh\u00e3 ensolarada partimos de S\u00e3o Paulo direto para Campos do Jord\u00e3o<\/strong>: em 3 horinhas voc\u00ea chega l\u00e1. H\u00e1 anos eu queria conhecer Campos do Jord\u00e3o<\/strong> e sei que a \u00e9poca mais interessante \u00e9 o Inverno, mas devo dizer que gostei bastante de ir fora da \u00e9poca. Nada estava lotado, encontrei um hotel \u00f3timo por um bom pre\u00e7o e a noite estava um friozinho bem gostoso [como toda cidade montanhosa]. Ficamos por apenas 24 horas na cidade mas devo dizer que pra n\u00f3s foi suficiente: d\u00e1 tempo de conhecer tudo tranquilamente, a menos que voc\u00ea queira fazer alguma atividade muito espec\u00edfica que tome mais tempo.<\/p>\n

O QUE FAZER EM 24 HORAS EM CAMPOS DO JORD\u00c3O?<\/strong><\/span><\/p>\n

Chegamos em torno da hora do almo\u00e7o e j\u00e1 logo fomos comer e beber algo t\u00edpico: no centrinho de Capivari<\/strong> [o bairro mais bonitinho de Campos de Jord\u00e3o, aquele com as constru\u00e7\u00f5es t\u00edpicas] encontramos um lugarzinho legal pra comer umas salsichas e beber umas cervejas alem\u00e3s sentadinhos na cal\u00e7ada.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Depois demos umas voltas pelas lindas ruas do centrinho de CAPIVARI<\/strong><\/span>, observando a arquitetura t\u00edpica das constru\u00e7\u00f5es de influ\u00eancia alem\u00e3: \u00e9 muito interessante ver a estrutura das constru\u00e7\u00f5es que se chamam Enxaimel<\/strong>. Na ALS\u00c1CIA<\/strong><\/a> tamb\u00e9m se encontra exemplares deste tipo, j\u00e1 que \u00e9 uma regi\u00e3o com enorme influ\u00eancia alem\u00e3. Esta parte da cidade \u00e9 realmente um encanto! Na avenida principal, bem como nas ruas perpendiculares, est\u00e1 cheio de lojas com produtos t\u00edpicos, lojas de souvenirs, caf\u00e9s, restaurantes e at\u00e9 algumas chocolaterias – al\u00e9m claro, de lojas de roupas, cal\u00e7ados e outras coisas do tipo.<\/p>\n

Fomos at\u00e9 o TELEF\u00c9RICO<\/strong><\/span> da cidade e surpriiiiiise: estava fechado para manuten\u00e7\u00e3o. Eu e o Richard n\u00e3o damos sorte com telef\u00e9ricos [na ESLOV\u00caNIA<\/strong><\/a> aconteceu a mesma coisa!]. Mas n\u00e3o foi viagem perdida [nunca \u00e9], j\u00e1 que no local tem um mirante com uma vista espetacular sobre a cidade.<\/p>\n

De l\u00e1 seguimos para o BOSQUE DO SIL\u00caNCIO<\/strong>, um bosque mega bonito, super agrad\u00e1vel para caminhar em meio a um enorme espelho d’\u00e1gua e tamb\u00e9m por esp\u00e9cies de plantas e \u00e1rvores nativas da Serra da Mantiqueira: as Arauc\u00e1rias s\u00e3o simplesmente lindas!. L\u00e1 tem atividades como arborismo, tirolesa e at\u00e9 aulas de yoga aos s\u00e1bados. Depois tomamos um cafezinho coado, feito com gr\u00e3os l\u00e1 da regi\u00e3o: gostei tanto que at\u00e9 levei um pacote pra casa! Agora me perguntem se me lembro o nome do caf\u00e9…<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Outras atividades muito legais para se fazer em Campos: city tour com o Trenzinho da Montanha<\/strong> [amo isso, sempre embarco!], visitar a f\u00e1brica da Cervejaria Baden Baden<\/strong>, conhecer o Museu do Chocolate<\/strong> e comer pratos com Truta<\/strong> e Pinh\u00e3o<\/strong> [s\u00e3o ingredientes t\u00edpicos dessa regi\u00e3o]. Fondue? N\u00e3o comi – passo!<\/p>\n

Depois de passear bastante e descansar um pouquinho, voltamos para o centrinho de Capivari [ficamos hospedados neste bairro]: primeiro paramos na Baden Baden<\/strong> para experimentar umas cervejas [a Weiss e a Bock acho \u00f3timas, mas eu j\u00e1 as conhecia], depois tomamos uma caipirinha [ruim!] e comemos uns Bolinhos de Arroz [tamb\u00e9m ruins!] em um dos muitos bares que tem por ali e demos uma rodada procurando um lugar para jantar.\u00a0<\/strong>Sempre tenho algum receio em encontrar bons restaurantes em cidades muito tur\u00edsticas, ainda mais quando est\u00e3o localizados nas ruas principais, ent\u00e3o demos umas voltas pelas ruas mais escondidinhas – sempre acho que l\u00e1 \u00e9 que est\u00e3o os bons restaurantes [e na verdade, est\u00e3o mesmo]. Encontramos um lugarzinho aconchegante para comer uma Truta com Crosta de Pinh\u00e3o<\/strong> – nada especial, mas bom. Ali\u00e1s, achei tudo muito absurdamente caro em Campos do Jord\u00e3o, do tipo fora da realidade mesmo…<\/p>\n

# segundo destino: paraty<\/strong><\/span><\/h4>\n

No segundo dia de viagem partimos logo ap\u00f3s\u00a0 o caf\u00e9 da manh\u00e3 [por sinal delicioso, com uma putsa vista, tapioca, p\u00e3o de queijo, cafezin…] com destino a Paraty, mas como no meio do caminho [2 horas de viagem] est\u00e1 CUNHA<\/strong><\/span>…paramos por l\u00e1! Minha inten\u00e7\u00e3o principal era, al\u00e9m de ver o centro da cidade, ir at\u00e9 o maravilhoso Lavand\u00e1rio e depois almo\u00e7ar em um restaurante que eu j\u00e1 conhecia, por\u00e9m…..como era ‘fora de temporada’ ambos estavam fechados. Uma pena, pois o LAVAND\u00c1RIO DE CUNHA<\/strong><\/span> \u00e9 um dos lugares mais especiais que j\u00e1 visitei no mundo – realmente tem algo diferente naquele lugar…na verdade: naquela regi\u00e3o! Ent\u00e3o vimos o centro da cidade, visitamos o min\u00fasculo por\u00e9m interessante MERCADO MUNICIPAL DE CUNHA<\/strong><\/span>, nos contentamos com uma coxinha + tuba\u00edna para o almo\u00e7o e seguimos para PARATY<\/span><\/strong>: s\u00e3o apenas 40km e demoramos 2 horas, pois parte daquela estrada \u00e9 realmente sinistra e estava uma neblina intensa. Ali\u00e1s, uma DICA<\/strong><\/span>: a 1 km do Lavand\u00e1rio, na estrada sentido Paraty, tem um lugar chamado Fazenda Aracatu<\/strong> <\/a>– vale a pena parar se quiser comprar uns produtos regionais deliciosos a bom pre\u00e7o [tem sorvetes incr\u00edveis feitos com o leite das vacas que eles criam nessa fazenda] e um caf\u00e9 muito bom que voc\u00ea pode degustar em uma varanda super cool quase no meio do mato. Ah, e n\u00e3o deixe de parar nos mirantes que tem na estrada – o visual para as ‘montanhas encantadas’ da Serra da Mantiqueira<\/strong> \u00e9 quase surreal! Aquela regi\u00e3o toda \u00e9 linda demais…<\/p>\n

CUNHA<\/figcaption><\/figure>\n
MERCADO MUNICIPAL DE CUNHA<\/figcaption><\/figure>\n
FAZENDA ARACATU<\/figcaption><\/figure>\n

Depois da estrada mega hiper sinistra sem no\u00e7\u00e3o, chegamos em Paraty. Nosso hotel era mara, em frente ao rio, super confort\u00e1vel e com um caf\u00e9 da manh\u00e3 sensacional. Fomos logo dar um rol\u00ea pelo centro hist\u00f3rico, bebemos umas caipirinhas [com marido gringo \u00e9 assim!], conversamos com umas pessoas pelas ruas e ficamos olhando o movimento de pessoas, cachorros e alguns cavalos. \u00c9 uma cidadezinha muito encantadora e rica em hist\u00f3ria!<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Tem uma coisa que eu acho que realmente precisa fazer quando em Paraty: um passeio de barco<\/strong>! Vale super a pena, pois navegar \u00e9 incr\u00edvel e lhe possibilita conhecer v\u00e1rios lugares maravilhosos! Na avenida principal da cidade [Roberto Silveira] tem muitas ag\u00eancias onde comprar uma variedade enorme de passeios, n\u00e3o s\u00f3 de barco. Ali\u00e1s \u00e9 boa ideia ficar em Paraty por uns 3, 4 dias, pois tem muitas praias e ilhas espetaculares, al\u00e9m de passeios de jipe para visitar alambiques e cachoeiras, mergulho…muita coisa legal!<\/p>\n

Os passeios de barco costumam durar meio dia e n\u00e3o eram nada caros – e ainda comemos um peixinho bem saboroso no barco! Nossa embarca\u00e7\u00e3o [uma escuna enorme] parou em 3 praias e 1 ilha, achei tudo paradis\u00edaco e muito bonito, fiquei muito feliz em ter feito esta trip e mostrado todas estas maravilhas pro Richard. Fa\u00e7am passeios de barco em Paraty, \u00e9 demais!<\/p>\n

IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES<\/figcaption><\/figure>\n
PRAIA VERMELHA<\/figcaption><\/figure>\n
ILHA DO ARA\u00daJO<\/figcaption><\/figure>\n

# TERCEIRO destino: ILHABELA<\/span>
\n<\/strong><\/h4>\n

Entre Paraty e Ilhabela tem alguns lugares que decidimos parar e amamos: TRINDADE<\/strong><\/span> e PICINGUABA<\/span><\/strong> – dois lugares que h\u00e1 tempos eu j\u00e1 queria visitar! Vale a pena fazer um min\u00fasculo desvio na estrada e visitar estes dois lugares especiais – s\u00f3 de dar uma voltinha, sentir o astral e respirar um ar diferente j\u00e1 estou satisfeita! Almo\u00e7amos em Picinguaba<\/strong>, no restaurante Petiscos Beira Mar<\/strong>: uma comida ‘cai\u00e7ara’ da boa, recomendo!<\/p>\n

TRINDADE<\/figcaption><\/figure>\n
PINCINGUABA \u00c9 UMA VILA PEQUENA E ENCANTADORA<\/figcaption><\/figure>\n
PEIXE, MANDIOCA, PIR\u00c3O E FAROFA DE BANANA – AMO!<\/figcaption><\/figure>\n

Foi muito bom voltar \u00e0 Paraty, mas no fim das contas, o lugar que mais me encantou nessa trip foi mesmo a Ilhabela<\/strong>: sempre acho que as ilhas tem um encanto e um astral especiais – algu\u00e9m mais tamb\u00e9m acha? A ilha \u00e9 muito grande e tem muitas praias lind\u00edssimas para serem visitadas, algumas meio ‘selvagens’, onde s\u00f3 se chega com jipe ou at\u00e9 mesmo por barco. Como n\u00e3o t\u00ednhamos muitos dias, ficamos mesmo pelos pontos mais ‘b\u00e1sicos’ da ilha. Nos hospedamos na praia da ILHA DAS CABRAS<\/strong><\/span>, em frente a um visual paradis\u00edaco. Essa praia \u00e9 bem pequenina e muito charmosa, e a partir dela voc\u00ea pode dar a volta na ilha das cabras [de caiaque ou at\u00e9 stand up paddle].<\/p>\n

NOSSA VISTA POR 2 DIAS<\/figcaption><\/figure>\n
ILHA DAS CABRAS E SUAS \u00c1GUAS CRISTALINAS<\/figcaption><\/figure>\n

Fim de tarde \u00e9 super gostoso dar uma voltinha pela Vila e pelo Centro – estacione em algum lugar e saia a p\u00e9. No melhor esquema a\u00e7a\u00ed – chopp – caipirinha – jantar. Mistureba boa! A orla por ali \u00e9 super bonita – sabem aqueles lugares onde voc\u00ea sente um astral especial? Para quem quiser uma sugest\u00e3o de restaurante em Ilhabela<\/strong>: Arum\u00e3 Bar & Restautante<\/strong> – fica dentro do Shopping da Vila, no primeiro andar. Comida muito especial, cervejas interessantes e bom atendimento. Na Ilhabela achei tamb\u00e9m tudo muito caro [comida simples e 3x mais cara do que voc\u00ea pagaria em qualquer lugar, ent\u00e3o se for para gastar, que seja com uma comida especial, right?].<\/p>\n

NO CENTRINHO…<\/figcaption><\/figure>\n
COXINHAS DE TAPIOCA!<\/figcaption><\/figure>\n

As praias da Feiticeira e do Curral s\u00e3o lindas e vale a pena visitar as duas, j\u00e1 que ficam pr\u00f3ximas, mas gostei mais da PRAIA DA FEITICEIRA<\/strong><\/span> [linda e muito sossegada!].<\/p>\n

\"\"
P\u00c9 DE JACA CARREGADO, NO CAMINHO QUE LEVA \u00c0 PRAIA DA FEITICEIRA<\/figcaption><\/figure>\n
PRAIA DA FEITICEIRA<\/figcaption><\/figure>\n

# VOLTANDO PARA SP E PARANDO PELO CAMINHO…<\/span>
\n<\/strong><\/h4>\n

De Ilhabela \u00e0 S\u00e3o Paulo…por que n\u00e3o um stop em S\u00c3O SEBASTI\u00c3O<\/strong><\/span>, j\u00e1 que voc\u00ea vai passar por l\u00e1 mesmo: a cidade est\u00e1 muito bonitinha e vale uma caminhada r\u00e1pida para ver os edif\u00edcios do centro hist\u00f3rico [gosto muito!] e at\u00e9 tomar um cafezinho coado acompanhado de p\u00e3o na chapa com requeij\u00e3o regional caseiro no agrad\u00e1vel P\u00e9 de Caf\u00e9<\/strong>.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Para quem ainda tiver tempo, rola parar um pouco em JUQUEHY<\/strong><\/span> para almo\u00e7ar e depois pegar um ‘atalho’ passando por Barra do Una<\/strong> [beirando o rio] para pegar a estrada de volta novamente. Como t\u00ednhamos lugar para ficar no GUARUJ\u00c1<\/strong>, paramos l\u00e1 por uma noite antes de chegar \u00e0 S\u00e3o Paulo. N\u00e3o \u00e9 minha praia favorita em S\u00e3o Paulo mas \u00e9 um lugar especial pra mim, onde frequento desde a minha adolesc\u00eancia e gosto muito do clima da cidade….onde se faz tudo a p\u00e9 – e tem muitos lugarzinhos bons para comer: gosto do Quiosque do Avelino’s<\/strong> [do restaurante n\u00e3o gosto, s\u00f3 do quiosque, na praia de Pitangueiras], Del\u00edcias \u00c1rabes<\/strong> [na av. Mario Ribeiro, em Pitangueiras] e Dalmo B\u00e1rbaro<\/strong> [enseada].<\/p>\n

\"\"
SIMPLESMENTE AMO AS CASQUINHAS DE SIRI DO AVELINO’S, COM MOLHO DE ‘PIMENTA DE VERDADE’!<\/figcaption><\/figure>\n

<\/p>\n

Saldo da viagem: 770km rodados, 7 dias felizes e nenhum quilo a mais – yes!<\/i><\/strong><\/h5>\n