Vamos plantar Capuchinha?


Vamos plantar Capuchinha?

A Capuchinha é uma espécie que acho demais: tanto as folhas como suas flores são lindas e comestíveis. O sabor é fresco e levemente picante (alguns dizem que lembram o Agrião) e são ótimas para serem utilizadas em saladas, pratos quentes (pra estes prefiro usar somente as folhas) e sobremesas. Faz bem para a saúde, na Capuchinha encontramos Vitamina C, Cálcio, Enxofre, Potássio, Frutose, Glicose e Ácidos Graxos e possui diversas propriedades e benefícios: expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, diurética, depurativa, sedativa e estimulante – mas possui uma contra-indicação, que é a irritação gástrica, portanto o consumo não é muito indicado para quem tem gastrite e afins (claro que se você comer uma sobremesa com uma flor de capuchinha uma vez na vida não vai fazer mal, mas não pode consumir com frequência).

As Capuchinhas não são complicadas para se cultivar, você pode comprar as sementes e germinar você mesmo (a germinação, dependendo claro, da época do ano, ocorre super rápido) – precisam apenas de bastante sol (mínimo 4 horas por dia de sol direto), bastante água (solo sempre úmido, mas não encharcado) e crescem super rápido – veja aqui a evolução:

#10 DIAS

Em 7 dias as sementes começaram a germinar e logo as folhas começam a crescer

 

#2 SEMANAS

#3 SEMANAS

#4 SEMANAS

#6 SEMANAS

#8 SEMANAS – MAIS FLORES!

#dicaS

Eu planto as sementes em pequenos recipientes e depois de crescidas transporto para as cantoneiras. E as Capuchinhas cresceram MUITO e muito bem: estamos usando para fazer alguns pratos aqui no restaurante (nunca consigo tirar fotos porque a correria é sempre grande durante a execução dos pratos!), pode ser usada também em sobremesas!

Se alguns bichinhos começarem a comer suas plantas (repare na foto acima que estava com algumas folhas danificadas), use algum pesticida natural, como por exemplo uma infusão de folhas de Urtiga (coloque as folhas em uma balde, cubra com água e deixe por uma semana. Depois coe e pulverize sobre as plantas. É fedido mas funciona super bem. Uso de 2 a 3 vezes ao dia. Use luvas ao manipular as folhas de urtiga para você não ficar se coçando depois…)

#pratos com capuchinha

Esse é um Tartare de Atum com Papaia Verde, Coentro, Raspas de Laranja e Pinoli, utilizei as folhas da capuchinha (que estão enormes!) como base, criando um snack perfeito para comer com as mãos – uma delícia!


Nesta sobremesa (sorvete de leite e confit de gengibre) usei as flores, que estavam enormes e lindas!


Sorbet de Frutas Vermelhas, Cerejas Flambadas e Suspiro


Torta com queijo de cabra, ervas, tomate e aspargos!


mais inspirações

+ There are no comments

Add yours