Sorbet {muito cremoso} de Frutas Vermelhas


Sorbet {muito cremoso} de Frutas Vermelhas

O Sorbet normalmente tem uma textura diferente do sorvete, pois não leva ovos, leite ou gordura – é basicamente feito com xarope de açúcar, frutas e gelatina. Mas nessa receita de sorbet de frutas vermelhas eu utilizei geleia! Sim, tinha uma sobra de geleia de frutas vermelhas na geladeira do restaurante, que eu havia feito para ser servida com uma Cheesecake (temos hamburgada aqui toda quarta-feira) então precisava usar. O sorbet ficou com uma textura maravilhosamente cremosa, sensacional…nossa… Você precisa experimentar. Anime-se porque essa é uma daquelas receitas fáceis e mega deliciosas – sucesso garantido!

Por fim, fiz essa receita de Sorbet de frutas vermelhas para compor uma sobremesa deliciosa: foi servido com shortbread de pistache [receita NESSE POST, apenas acrescente pistaches moídos], merengue [receita completa NESSE POST] e cerejas flambadas [o modo de fazer as cerejas está aqui nesse post, abaixo da receita de sorbet]. Delicie-se – porque é MUITO bom!

PARA O SORBET

1 folha de gelatina incolor

125 gramas de água

125 gramas de açúcar

40 gramas de glucose líquida

500 gramas de geléia caseira de frutas vermelhas

Suco de meio limão

1. Coloque a gelatina para hidratar em água gelada por 5 minutos;

2. Em uma panela coloque a água, o açúcar e a glucose e leve ao fogo somente até dissolver o açúcar (esse é o xarope base para várias receitas de sorbet);

3. Com as mãos, esprema a folha de gelatina até retirar o excesso de água e acrescente ao xarope. Mexa até agregar. Aguarde até que esfrie;

4. No liquidificador coloque a geléia e metade do xarope e bata bem. Acrescente o restante do xarope e bata levemente somente até misturar. Acrescente o suco de limão e bata rapidamente;

5. Se você tiver uma máquina de sorvete, use-a (ela bate e resfria o sorvete ao mesmo tempo – é uma maravilha!). Caso você não tenha, coloque o sorbet no freezer até firmar um pouco (aproximadamente 40 minutos), retire e bata com um fouet e leve novamente ao freezer. Repita este processo 3 a 5 vezes.


PARA AS CEREJAS FLAMBADAS

12 unidades de cereja

50 gramas de água

50 gramas de açúcar

1/4 de xícara de Kirsch (licor de cereja), mas se quiser improvisar use Vodka

1. Em uma panela coloque a água e o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos – o liquido vai engrossar um pouco. Desligue o fogo e reserve;

2. Coloque as cerejas em uma frigideira, coloque o licor ou a vodka e flambe – para isso você precisa girar levemente a frigideira em direção à chama do fogão, para que a bebida entre em contato com a chama e voilà! Só tome cuidado hein!

3. Quando a chama se apagar, acrescente o xarope e deixe ferver por 2 minutos;

4. Transfira para um recipiente de vidro e quando esfriar armazene na geladeira. Essas cerejas ficam uma delícia, acredite! E nada parecido com aquelas cerejas em calda industrializadas, que mais tem sabor de chuchu né!

#DICA

No restaurante nós servimos o SORBET com uma base de SHORTBREAD, as CEREJAS FLAMBADAS, SUSPIROS e folhas de CAPUCHINHA – super simples e muito saborosa!


mais receitas DE sobremesas deliciosas

+ There are no comments

Add yours