Salada de Alface Baby, Beterraba Marinada, Ovo de Codorna, Granola Salgada e Molho de Buttermilk


Salada de Alface Baby, Beterraba Marinada, Ovo de Codorna, Granola Salgada e Molho de Buttermilk

Essa salada [deliciosa, diga-se de passagem] eu preparei com várias sobras que encontrei na geladeira dia desses. A granola salgada [receita completa aqui] deu um toque a mais, trazendo crocância à salada – característica que amo. E fora que também agrega mais valor nutricional ao prato. Bora pra cozinha que essa receita de salada especial vai conquistar seu paladar, acredite!

O molho de buttermilk é super suave e bem gostoso – toda semana preparo nossa manteiga no restaurante, então tem sempre buttermilk por aqui [você pode armazenar em um pote de vidro com tampa, dura até uma semana na geladeira]. Mas enfim, se você não tem o Buttermilk in natura, você pode fazê-lo – é rápido e não tem erro, veja abaixo.

PARA O MOLHO

1 xícara de leite (prefiro o integral)

Suco de meio limão

1 colher de sopa (cheia) de mascarpone ou iogurte

Ervas bem picadas (usei salsinha, hortelã, estragão e dill: essa combinação é maravilhosa!)

1 pitada de Flor de sal

1. Para preparar o buttermilk: misture o leite e o suco de limão, aguarde 15 minutos até o líquido coalhar, coe está pronto para fazer o molho;

2. Junte os demais ingredientes e misture bem. Eu costumo usar um vidro com tampa para fazer molhos de salada: você coloca tudo dentro, tampa e agita – perfeito!


PARA A SALADA

Alface Baby ou outra folha verde da sua preferência (rúcula e espinafre ficam muito bons!)

2 beterrabas pequenas

8 ovos de codorna

1/4 de xícara de vinagre balsâmico

1. Cozinhe as beterrabas com a casca. Escorra, retire as cascas e corte como preferir (usei um boleador, caso você não tenha, pode cortar em gomos ou até em cubos). Regue com o vinagre balsâmico e deixe marinar por 15 a 30 minutos, depois escorra e reserve;

2. Lave e seque bem as folhas e reserve;

3. Cozinhe os ovos de codorna por 1 minuto e 45 segundos caso você goste dos ovos com a gema ainda um pouquinho mole. DICA: coloque os ovos sempre na água já fervendo e aí sim comece a contar o tempo. Se gostar dos ovos mais bem cozidos, deixe cozinhar durante 2 minutos e meio. Com uma escumadeira, retire-os da panela, mergulhe-os em água fria por alguns minutos. Descasque com cuidado, corte-os ao meio no sentido longitudinal e reserve.

4. VAMOS MONTAR A SALADA: comece arranjando as folhas no prato, depois coloque pedaços da beterraba e os ovos. Salpique a granola salgada e regue com o molho. Finalize com uma pitada de flor de sal.

Rendimento: 2 porções

 


mais receitas VEGETARIANAS CHEIAS DE SABOR

+ There are no comments

Add yours