Pizza de Fermentação Natural {Levain}


Pizza de Fermentação Natural {Levain}

Já faz um tempo que venho testando receita de pizza com levain – testei diversas proporções de hidratação, diversas etapas de descanso, misturei 2 tipos de farinha… Agora considero que a receita ficou ideal: massa leve, saborosa e borda fofinha – que delícia de pizza, não vejo a hora de assá-la em um forno a lenha! E detalhe: a receita de pizza com levain é bem simples!

Use um bom molho de tomate e a cobertura que mais lhe agrade: essa da foto usei muçarela de búfala, cogumelos, presunto cru, pesto e nozes – ficou maravilhosa! Nesse POST tem a receita de pizza com fermento biológico e também a receita de um molho de tomate bem simples e gostoso.


FÓRMULA

Hidratação: 67%  |  Levain: 30%  |  Sal: 2%


INGREDIENTES

240 gramas de farinha de trigo tipo 00

30 gramas de farinha de trigo comum

30 gramas de farinha de trigo integral

200 gramas de água

90 gramas de levain refrescado

2 colheres de sopa de azeite de oliva

8 gramas de sal


passo 1 – levain

Refresque o levain da forma como achar melhor: na noite anterior ou com antecedência de ao menos 4 horas.

passo 2 – SOVA

Em um bowl coloque todos os ingredientes e sove bem a massa por 5 minutos. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por 1 hora.

passo 3 – DOBRAS + 1ªfermentação

Dobre a massa, cubra novamente e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes.

passo 4 – 2ª FERMENTAÇÃO

Após o último descanso de 30 minutos, transfira a massa para uma bancada, se necessário coloque um pouco de farinha (não precisa colocar demais ok?), forme uma bola, cubra com um pano e deixe descansar mais 2 horas.

passo 5 – FINALIZAÇÃO

Agora a massa está pronta – mas caso queira, deixe para abrir os discos um pouco mais tarde, não há nenhum problema em deixar a massa descansar por mais tempo – apenas coloque-a na geladeira. Por fim, forme os discos abrindo a massa com as mãos, cubra com o molho e leve para pré assar em forno preaquecido a 250 graus por aproximadamente 9 minutos. Retire do forno, disponha o recheio e leve novamente ao forno até dourar bem as bordas e derreter o queijo. Ou asse de uma vez só, cobrindo a massa crua com o molho e o recheio – tudo depende que tipo de pizza você pretende fazer: se for ao “estilo brasileiro” com aquela cobertura com sei lá quantos centímetros de queijo, cebola e etc, pode assar de uma vez. Mas se pretende uma pizza mais próxima à italiana (bem menos recheio, mais suave, do jeito que eu gosto!) pré asse, pois a muçarela de búfala assa super rápido (se você não pré assar a muçarela vai virar um líquido…).

Rendimento: 2 porções

#DICA

Eu queimo levemente a borda da pizza com o maçarico…Mas se você tiver forno de pizza na sua casa, claro que não precisa, a massa ficará queimadinha assim naturalmente – só fique atento ao tempo: é bem mais rápido para assar!


mais receitas que combinam com final de semana

+ There are no comments

Add yours