Pissaladière


Pissaladière

Neste tempo todo que estou na França, tento cozinhar o máximo possível de pratos tradicionais. A culinária aqui, como em todo país, vai mudando de região em região – e isso é sensacional! Já estive em diversas regiões da França e é muito bacana ver a mudança da abundância dos ingredientes, formas de preparo e hábitos de alimentação.

Pissaladière é uma espécie de torta da região de Nice – no SUL DA FRANÇA. Consiste em uma fina massa com uma cobertura simples de cebolas caramelizadas, anchovas e azeitonas pretas. Simples e muito gostoso.

A massa – fina e levemente crocante – é uma delícia. A cobertura é um delicioso equilíbrio entre a leve doçura das cebolas caramelizadas com o sabor marcante das anchovas. É um aperitivo delicioso para servir com uns drinks ou até uma entrada leve e saborosa que pode ser servida com uma salada verde – bon appetit!

PARA A CEBOLA CARAMELIZADA

6 cebolas médias

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de balsâmico ou shoyu

Sal (aproximadamente 2 colheres de chá) e Pimenta do Reino

1. Pulse as cebolas rapidamente no processador, apenas cortar em pequenos pedacinhos;

2. Em uma frigideira grande esquente o azeite e a manteiga em fogo baixo;

3. Coloque a cebola, mexa, salpique sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até a cebola amolecer – em fogo baixo, mexa de vez em quando;

4. Adicione o o balsâmico ou shoyu e o açúcar e mantenha no fogo até caramelizar.


PARA A MASSA

120ml de água morna

1 colher de sopa de açúcar

5 gramas (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco

250 gramas de farinha de trigo (uso a T80, super comum aqui na França, mas use a que você tiver)

1 colher de chá de sal

4 colheres de sopa de azeite

1. Misture a água morna, o açúcar e o fermento e deixe descansar 10 minutos;

2. Em um bowl misture a farinha, o sal e o azeite, acrescente a mistura de fermento e sove por 5 minutos – a massa ficará bem homogênea e não estará grudando nas mãos, essa massa é super simples para preparar, acho maravilhosa, experimente também fazer uma pizza com ela!

3. Cubra a massa e deixe descansar por uma hora;

4. Terminado o descanso, abra a massa com um rolo (pode enfarinhar a superfície de trabalho, mas não precisa de muita farinha), coloque as cebolas caramelizadas, anchovas fatiadas e azeitona preta sem caroço e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos.

Rendimento: 8 porções


mais receitas DA FRANÇA

+ There are no comments

Add yours