Pãozinho de Farofa {Levain}


Pãozinho de Farofa {Levain}

Gente, falar o quê desse pãozinho de farofa? Uma delícia – já que a farofa que utilizei para fazer os pães estava super bem temperada. De onde surgiu isso? Bem, eu simplesmente não sei lidar com desperdício de comida, tento reaproveitar o que posso para gerar outro alimento e semana passada no restaurante teve um prato com Farofa (peixe grelhado, farofa e espuma de banana da terra, bom demais!). Enfim, sobrou farofa e sei que ninguém iria querer comer no dia seguinte, portanto aproveitei pra fazer esses pãezinhos e funcionou: ficaram macios por dentro e bem saborosas. Um aviso: a massa é bem mole, impossível modelar (afinal de contas farinha de mandioca absorve a água diferente do trigo), então não se assuste.

Explicando sobre a farofa que utilizei – pois se a farofa que você tiver em casa for diferente da minha, com certeza a proporção vai ser bem diferente. Usei farinha de mandioca e castanha do pará triturada na mesma proporção. Refoguei com manteiga, azeite e cebola ralada, no final acrescentei cheiro verde picadinho e sal. Só isso. Bora ver a receita?

FÓRMULA

Farinha de Trigo: 50%  |  Farofa: 50%  |  Hidratação: 70%  |  Levain: 40%  |  Sal: 2%


INGREDIENTES

150 gramas de farinha de trigo

150 gramas de farofa

210 gramas de água levemente morna

120 gramas de levain refrescado

6 gramas de sal

passo 1 – levain – 09:00

Refresque o levain e aguarde no mínimo 4 horas. Somente utilize se estiver bem borbulhante e ativo – sempre!

passo 2 – AUTÓLISE – 13:00

Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a farofa e a água morna  e misture rapidamente, somente até as farinhas absorverem a água, cubra e deixe descansar por 1 hora.

passo 3 – preparo da massa e primeira fermentação – 14:00

Acrescente agora o levain refrescado e o sal à massa e bata na batedeira (com o gancho para massa) por 10 minutos – ao final a massa estará bem molinha e pegajosa. Quando terminar, transfira a massa para uma tigela levemente untada com azeite, cubra e deixe descansar por 4 horas.

passo 4 – MODELAGEM e segunda fermentação- 18:10

Ao final da fermentação a massa continuará mole. Apenas misture levemente com uma colher e coloque em moldes às colheradas (dividi em 6 porções). Você pode tentar assar em alguma forma, acho que deve funcionar bem, somente fique atento a proporção entre a quantidade de massa e a dimensão da forma ok?  Cubra com um plástico e leve à geladeira por 16 horas.

passo 6 – ASSAR – 10:10 (dia seguinte)

Retire os pãezinhos da geladeira, borrife um pouco de água e leve diretamente ao forno já preaquecido, a 220 graus, por 25 minutos.


mais receitas DE PÃO COM LEVAIN

 

 

+ There are no comments

Add yours