Pão de Batata


Pão de Batata

Essa receita de pão é como todas que eu faço: rende uma fornada com pão macio por dentro e crocante por fora. O sabor é bem suave. Combina com manteiga e aquele cafezinho passado na hora, e você pode também preparar um tostex com ele! Delícia…

1 xícara de purê de batata

200ml de água levemente morna

1 ovo caipira, por favor

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de chá de sal

5 1/3 xícaras de farinha de trigo

1 envelope (10 gramas) de fermento para pão

  1. Vamos começar preparando o purê. Ele leva somente batata e sal, nada mais. Para render uma xícara você vai precisar de 2 batatas de tamanho médio. Cozinhe-as na panela de pressão (inteiras e com casca) por 12 minutos (se passar muito ela começa a desmanchar e você perde a matéria prima…). Quando der o tempo, retire as batatas da panela e descasque com as mãos mesmo, a casca vai sair facilmente (mas espere esfriar um pouco para não queimar suas mãos!). Amasse bem as batatas com um garfo, até ficar bem homogêneo e sem pedaços, tempere com um pouco de sal e mexa. Espere esfriar e está pronto para usar na sua receita;
  2. Em um bowl coloque todos os ingredientes e começe a misturá-los com as pontas dos dedos. Quando a massa se tornar mais homogênea passe para uma superfície enfarinhada e comece a sová-la, o ideal é que você faça isso por uns 15 a 20 minutos, é importante para ativar o gluten e deixar a massa no ponto certo. Quase todas as receitas de pão funcionam dessa forma;
  3. Coloque a massa na forma que desejar, untada (gosto de usar a forma para bolo inglês de silicone, e esta não precisa untar, é uma maravilha!). Cubra com um pano limpo e coloque dentro do forno desligado para crescer, por 40 minutos;
  4. Após o tempo de crescimento asse por 30 minutos a 210° (preaqueça o forno por 30 minutos antes de assar). O tempo de cocção depende muito do tipo de forno, então sugiro você checar seu pão após 15 minutos.

Dicas:

-Essa receita também fica muito boa se fizer com inhame, abóbora, batata doce ou mandioquinha, apenas a quantidade de farinha pode mudar, então acrescente a farinha aos poucos à massa (você pode começar com ao menos 4 xícaras de uma vez, o restante vá acrescentando de acordo com a necessidade). A abóbora possui mais água, então se for usá-la pode ser que precise de um pouco mais de farinha. Qualquer dia vou testar com mandioca!

-Caso prefira é possível preparar e assar essa receita na máquina de pão. Basta colocar todos os ingredientes no recipiente da máquina (na ordem da receita) e selecione o ciclo rápido.

-Antes de colocar o pão para assar, borrife sua superfície com água (isso deixa a casquinha ainda mais crocante).

-O pão da foto eu salpiquei queijo coalho, dá para usar também parmesão.

-Use sempre os ovos e manteiga em temperatura ambiente.

Divirta-se e lembre-se: quanto mais você consumir alimentos produzidos por você ou por produtores que não utilizem aditivos químicos e outros venenos, melhor para sua saúde!

MAIS RECEITAS DE PÃO

PÃO DE CASTANHAS E FRUTAS SECAS

PÃO SEM SOVA

PÃO E GELEIA

PÃO DE FORMA

1 Comment

Add yours

+ Leave a Comment