Pão de Quinoa {Levain}


Pão de Quinoa {Levain}

Essa receita de pão de quinoa surgiu quando me deparei com um pote meio grandinho de sobras de quinoa cozida…como eu sempre digo aqui: coisas de restaurante! Tem sempre muitas sobras, então me desdobro para fazer alguma coisa com elas, sempre!  Esse pão ficou super gostoso e macio – e mais nutritivo, devido à quinoa: rica em fibras e uma boa fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e outras tantas coisas boa para a saúde!

INGREDIENTES

500 gramas de farinha de trigo T80 [pode substituir por 350 gramas de farinha comum + 150 gramas de farinha integral]

325 gramas de água fria

150 gramas de levain

160 gramas de quinoa cozida e fria [usei a vermelha]

10 gramas de sal

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de mel

 


passo 1 – levain + AUTÓLISE – 21:00

Refresque seu levain na noite anterior para utilizá-lo no dia seguinte pela manhã – ele estará no ponto – ou faça quando achar melhor. Quanto à autólise, muitas vez fiz também na noite anterior [para ganhar tempo] e gostei bastante do resultado. Mas faça no mínimo 1 hora de autólise: em um bowl misture as farinhas e a água fria, somente até agregar os ingredientes, cubra e deixe descansar.

 

passo 2 – sova+ 1ª fermentação – 08:00

Adicione o levain à massa que estava em autólise e sove por 15 minutos. Acrescente a quinoa, o azeite, o mel e o sal por último e sove por mais 5 minutos. Cubra a massa e deixe descansar por 3 horas em temperatura ambiente. Nesta receita não fiz uso das ‘Dobras’.

 

passo 3 – modelagem + 2ª fermentação – 11:30

Coloque a massa em uma bancada com o mínimo de farinha possível, trabalhe-a delicadamente a fim de retirar o ar que se formou internamente. Modele-a como desejar, cubra e deixe descansar por mais 90 minutos. Nesta etapa eu transferi a massa direto para uma forma de bolo inglês – gosto de fazer alguns pães neste formato.

Definir imagem destacada

passo 4 – assar – 13:00

Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Faça os cortes, borrife água e utilize uma assadeira com água na parte mais baixa do forno para gerar vapor.

Asse por 10 minutos a 260° e mais 30 minutos a 220°.


receitas com quinoa

+ There are no comments

Add yours