Panqueca com Levain


Panqueca com Levain

Essa receita de panqueca com levain surgiu quando eu tinha um pouco de levain refrescado sobrando. Toda vez que vou fazer pão, alimento meu levain com a quantidade exata que irei utilizar, mas às vezes me organizo para fazer mil coisas e acabo não fazendo – porque no momento em que entro na cozinha, tem mil e uma coisas pra fazer, então não é sempre que tenho tempo pra fazer meus “testes”. Mas enfim, se por ventura você refrescou levain demais, essa receita é uma ótima forma de como reaproveitar sobras de levain refrescado.

E foi o que aconteceu essa semana: sobrou um pouquinho de levain refrescado (aliás, foi bastante!) e acabei me rendendo a essa receita de panqueca com levain, que me lembro de ter feito há um tempo atrás: saborosas, fofinhas e SUPER leves! Gosto de comer apenas com manteiga e maple syrup, mas colocar frutas e iogurte, por exemplo, é sempre uma ótima ideia. Outra coisa que pensei: acrescentar frutas bem picadinhas à massa deve ficar delicioso – qualquer dia vou fazer desta forma.

Neste receita decidi usar farinha de grão de bico – primeiro porque estava com 2 sacos na despensa e segundo porque queria testar se as panquecas ficariam mais leves. E ficam sim, mas ficam também com um sabor um pouco diferente, que me agradou mesmo assim. Com a farinha de arroz também ficam leves. Com a farinha de trigo também funciona bem, apenas a massa ficará com uma consistência diferente, mas as panquecas ficam igualmente deliciosas. Teste com todas!

 

INGREDIENTES

1 xícara de levain refrescado

3/4 de xícara de buttermilk ou leite (pode ser leite vegetal também)

2 colheres de sopa de maple syrup ou mel

1 ovo

1/4 de xícara de óleo vegetal

1 colher de café de vinagre (uso vinagre de arroz, ajuda a massa a ficar mais fofinha!)

1 1/4 de xícara de farinha de sua preferência

1 pitada de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal


PREPARO

1. Coloque todos os ingredientes líquidos em um bowl (inclusive o levain) e misture bem até agregar tudo. Em seguida acrescente os sólidos e misture bem. Deixe descansar por 30 minutos;

2. Disponha a massa da panqueca em uma frigideira antiaderente , aproximadamente 2 colheres de sopa, e deixe cozinhar em fogo médio – quando elas começam a formar bolhas está na hora de virar. Use o fogo médio para não queimar. Se preferir utilize aros para grelhar as panquecas – elas ficam com formato bem bonito (unte-os com um pouco de óleo);

3. Sirva com os acompanhamentos que mais lhe agradem: por vezes como com manteiga e maple syrup e as vezes mel e frutas

Rendimento: 2 a 3 porções


mais receitas DE para um café da manhã especial

+ There are no comments

Add yours