Noodles de Batata Doce


Noodles de Batata Doce

Um belo dia [ano passado, lá na França] comprei umas batatas doce lidinhas pra fazer um pão, mas eis que um dia não tinha nada pra comer na hora do almoço e assim inventei essa receita de noodles de batata doce – os demais ingredientes que usei foram os que encontrei na minha geladeira. Sempre gosto de ter vegetais frescos e grãos pra inventar minhas comidinhas do dia-a-dia. Esse prato ficou uma delícia e achei muito nutritivo. Além do mais, acho que é um prato muito versátil, onde você pode substituir todos os ingredientes desta receita por outros da mesma ‘família’ – note que estou utilizando basicamente 1 tipo de grão [que poderia ser também soja, lentilha, quinoa, feijão vermelho], 1 tipo de castanha [a castanha de caju acho que também combinaria muito bem aqui] e outro vegetal, o cogumelo [use qualquer outro tipo de cogumelo ou quem sabe….uma alcachofra?]. Apenas cuidado para não cozinhar demais a batata doce, pois senão ela desmancha – na dúvida vá cozinhado aos poucos e provando ok? Ah, note que para fazer esta receita você precisará de um espirilizador de vegetais.

INGREDIENTES

1 batata doce grande [usei a batata doce cor de laranja]

1 cebola roxa

1 xícara de grão de bico cozido

Alguns cogumelos [usei 3 champignon de tamanho médio]

1/3 de xícara de amendoim torrado sem casca

1 xícara de caldo de legumes

Coentro e Pimenta Dedo de Moça a gosto

Rúcula para usar como guarnição [substitua por qualquer folha verde que tiver em casa]

Azeite, Sal e Pimenta do Reino a gosto


PREPARO

1. Descasque a batata doce, ‘acople-a’ no espirilizador, faça os noodles e reserve. Em uma panelinha coloque o caldo de legumes e leve ao fogo até esquentar [não deixe ferver, pois é melhor que o caldo não esteja tão quente, para cozinhar os noodles de forma mais lenta];

2. Corte a cebola em meia lua e fatie os cogumelos;

3. Em uma frigideira grande disponha o azeite, coloque a cebola e deixe dourar. Em seguida acrescente os grãos de bico, o amendoim e os cogumelos. Refogue rapidamente [não gosto de cozinhar demais os cogumelos – o ideal mesmo seria salteá-los a parte e acrescentar ao prato somente no final…faça isso caso esteja com empenho!];

4. Por último coloque os noodles, tempere com sal e pimenta do reino, mexa para misturar os temperos e todos os ingredientes e coloque o caldo de legumes. Como eu disse antes, os noodles de batata doce são bastante delicados, então sugiro que você mantenha essa delicadeza na hora de mexe-los e acrescente o caldo aos poucos. Vá cozinhando e provando para não passar do ponto. Eles não precisam ficar molengas, apenas cozidos. Com a prática a gente percebe a diferença entre uma coisa e outra. Pratique!

5. Quando finalizar o cozimento, coloque os noodles no prato onde irá servir e guarneça com os ingredientes à sua escolha – aqui usei rúcula, coentros, a pimenta dedo de moça e folhas de capuchinha [que eu mesma plantei no jardim do restaurante onde trabalhei na França – Saudades!]. Finalize com um fio de azeite, uma pitada de flor de sal e coma imediatamente!


mais receitas Deliciosas com vegetais

 

+ There are no comments

Add yours