Meus Livros de Gastronomia Preferidos


Meus Livros de Gastronomia Preferidos

Sempre gostei de livros. De topos os tipos. Me interesso por um assunto – pá, compro um livro. Ou dois, Ou dezenas. Quando o assunto é Gastronomia, me empolgo mesmo e investi em alguns livros legais. Mais do que receitas, normalmente nestes livros aprendemos sobre técnicas, ferramentas e conhecemos um pouco da história dos chefs. Aliás, amo essa parte sobre a vida dos chefs – normalmente não tem nenhum glamour como as pessoas pensam. Aliás, pra falar bem a verdade, não costumo fazer receitas de livro…rsrs…engraçado né, mas é verdade. O que gosto mesmo é de ver o que os chefs estão cozinhando e me inspirar – porque vira e mexe leio uma receita com alguma combinação de sabores e texturas que nunca havia visto ou pensado antes. E isso pra mim é a maior inspiração – quase toda vez que estou lendo uma receita bacana, algo vem a minha mente…é impressionante e inspirador.

Se você aprecia gastronomia, se gosta de cozinhar e sempre aprender algo novo, vá atrás de livros bacanas. Sei que a internet está cheia de blogs e sites com receitas “incríveis”, mas tem também muitas armadilhas, muita receita que, só em ler, já percebo que não funciona. Enfim, escrevi esse post para compartilhar os melhores livros sobre gastronomia que já conheci.

# 100 grandes chefs contemporâneos

Esse livro acho muito especial: faz parte de uma pesquisa que apresentou os 100 mais importantes chefs contemporâneos, selecionados por 10 chefs reconhecidos internacionalmente: Ferran Adrià, Mario Batali, Shannon Bennett, Alain Ducasse, Fergus Henderson, Yoshiro Murata, Gordon Ramsay, René Redzepi, Alice Waters e Jacky Yu. De Cingapura a Nova York, de Estocolmo a Londres, de Hong Kong a Paris, os chefs selecionados apresentam receitas consideradas inovadoras e deliciosas, levando a arte culinária às alturas, seja experimentando novos ingredientes e combinações corajosas, seja produzindo pratos tradicionais, simples, com ingredientes frescos, locais. Todas as receitas do livro são incríveis – mas são receitas de restaurante, portanto algumas delas podem ser um pouco difíceis de reproduzir em casa.


# cozinha de origem

Esse livro, do chef Thiago Castanho é especial pra mim porque sou fã dos ingredientes brasileiros e consequentemente da comida brasileira – e a comida do Pará tem um lugar especial no meu coração. Há alguns anos viajei para Belém para participar de umas atividades sobre gastronomia e, claro, comer. Tudo o que eu comi achei sensacional, inclusive visitei o restaurante do chef Thiago Castanho e foi uma experiência ótima. [Leia aqui o post completo sobre Belém]. O livro tem muito conteúdo sobre os ingredientes do Norte do Brasil e apresenta 100 receitas tradicionais revisitadas. São receitas de família, receitas do restaurante e receitas de chefs convidados. Muito bacana!


# advanced practical cookery

Se você é realmente MUITO interessado em técnicas de gastronomia ou pretende um estudo mais aprofundado sobre o assunto, esse livro é ótimo. Mostra desde técnica e equipamentos até formas de preparo e receitas básicas da cozinha – é muito bom mesmo. E tudo organizado por assunto: como trabalhar com carnes, açúcar, sobremesas em geral e preparações básicas como caldos, fundos e molhos. Acho que não tem edição em português, mas de repente é também uma maneira de estudar inglês. Esse tipo de livro pra mim é demais e super completo – fez parte do meu aprendizado na área gastronômica.


# the cooks book

Assim como o livro acima, esse é outro livro que apresenta um material muito bom para quem quer realmente aprender, pois lá tem o passo a passo de todas as preparações que são básicas na gastronomia, como molhos [béarnaise, maionese, hollandaise], manteiga clarificada, manteiga noisette, caldos, reduções e etc, bem como todos os termos úteis [como por exemplo: deglacear, emulsionar]. Nele é possível aprender absolutamente toda a base, os fundamentos e as técnicas e depois partir para a elaboração de receitas. É sensacional.


# D.O.M REDESCOBRINDO INGREDIENTES BRASILEIROS

Sou mega fã dos nossos ingredientes e também do trabalho de pesquisa do chef Alex Atala. Para quem gosta destes dois tópicos esse livro é um prato cheio: o chef conta sua história pessoal e também sua evolução na gastronomia (eu sempre digo que os chefs tem sempre uma história de vida muito interessante), tem muitas das receitas mais conhecidas do chef – escritas em detalhes e é super possível você tentar reproduzir em casa, e sem contar que o livro tem fotografias lindíssimas. Bacana mesmo. Fico feliz com todo e qualquer trabalho de pesquisa e divulgação dos nosso maravilhosos produtos.


# o livro das especiarias

Exatamente TUDO o que você quiser saber sobre especiarias e a infinidade de receitas que pode criar com elas, encontrará nesse livro. Me surpreendi – as receitas são maravilhosas, sempre pratos frescos fazendo uso máximo das especiarias, dá vontade de fazer todas! Mas além de tudo, conforme vamos conhecendo as especiarias e entendo quais sabores se complementam, podemos criar nossas próprias receitas. Uma viagem aos sabores.


# kitchen secrets

O objetivo do chef Raymond Blanc aqui nesse livro é mostrar alguns segredos para se ter sucesso em receitas – coisa que a maioria dos livros e blogs não conta! Aí você tenta fazer a receita, normalmente não dá certo e a pessoa muitas vezes desanima pensando que não tem o menor talento para a cozinha. Aqui no meu blog, se a receita tem algum macete eu conto – porque quero que todo mundo aprenda! Todas as receitas do livro são muito bem explicadas e tem dicas para que você realmente tenha sucesso ao prepará-las. São mais de 100 receitas – algumas preparações mais clássicas da cozinha e também alguns pratos mais inventivos.


# Eu Sou do Camarão Ensopadinho Com Chuchu

Ah, esse livro é uma graça! Não se trata apenas de receitas, mas sim de muitas histórias [interessantíssimas, por sinal] da chef Roberta Sudbrack – a história de vida dela é de se admirar e se emocionar. Esse é o tipo de livro que só parei de ler quando acabou, direto, sem pausas. Foram algumas horas no sofá lendo uma história inspiradora e também receitas criadas por quem pesquisa muito e está sempre no caminho do aprendizado. Algumas das receitas do livro são clássicas do restaurante que ela teve por muitos anos no Rio de Janeiro [infelizmente fechou recentemente] e tem técnicas super bacanas e arrojadas. Amei.


mais INSPIRAÇÕES

+ There are no comments

Add yours