Madeleines


Madeleines

As Madeleines são biscoitos em formato de concha, são de origem francesa [da região de Lorraine, nordeste do país]. Apesar de serem chamados de biscoitos, sua consistência mais se parece com um bolo, qualquer dia vou assar a massa em uma forma de bolo e ver no que dá! Mas apesar disso, não é qualquer bolo: é super saboroso e com uma consistência ótima.

A primeira vez que comi Madeleines, pensei “Humm, sem graça, está faltando alguma coisa”. A receita original de Madeleine é feita com raspas de limão, eu decidi fazer com Amaretto e Raspas de laranja e achei que o resultado ficou divino [para o meu paladar, são esses ingredientes e mais a farinha de amêndoas que fazem a diferença nessa receita. Caso contrário será um pão de ló com raspas de limão…]. Então se você quiser fazer a receita original apenas não use o amaretto e substitua a laranja por limão. Diz a história que deve-se servir as madeleines ainda mornas com um chá ou café frescos….. Concordo!

 

INGREDIENTES

120 gramas de manteiga

60 gramas de farinha de amêndoas

60 gramas de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

120 gramas de açúcar

3 ovos

1 colher de sopa de Amaretto

Raspas de 1 laranja


PREPARO

1. Derreta a manteiga e reserve, ela precisa estar fria para ser adicionada à massa;

2. Em um bowl adicione as farinhas e o fermento, mexa para misturar e reserve;

3. Na batedeira, bata o açúcar e os ovos por 5 minutos até se tornar um creme claro e bem homogêneo;

4. Coloque o creme de ovos e açúcar na mistura de farinhas e fermento, adicione o amaretto, as raspas de laranja e a manteiga derretida e mexa delicadamente até incorporar;

5. Deixe a massa descansar por 1 hora em temperatura ambiente;

6. Preaqueça o forno a 180°;

7. Coloque a massa em formas bem untadas com manteiga e farinha (uso formas de silicone e unto com spray, é mais prático) e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar. DICA: as forminhas precisam estar muito bem untadas, caso contrário as madeleines não crescem corretamente (como o suflê!). Não coloque massa até o limite, pois elas crescem bem e irão transbordar. Repare como eu fiz nas fotos. Retire imediatamente do forno e transfira as madeleines sobre uma grade para esfriar. Gosto de polvilhar açúcar de confeiteiro antes de servir. Diz a história que você deve servir as Madeleines ainda mornas com chá ou café. Que delicia….!


mais receitas FRANCESAS

+ There are no comments

Add yours