Lasanha de Abobrinha


Lasanha de Abobrinha

Cada dia que passa que eu como mais vegetais e menos carne – e estou sempre fazendo receitas com abobrinha, já que é um dos meus vegetais favoritos. E super versátil: podemos fazer um simples refogadinho ou até mesmo noodles, bolinhos, hamburguer, essa lasanha deliciosa, tortas e até bolo! Nessa versão de lasanha de abobrinha utilizei queijo gruyère (mas você pode usar muçarela ou qualquer outro queijo que derreta) e nozes – as nozes acrescentam crocância e mais sabor ao prato!

Lasanha, além de ser uma delícia, é super prático – nesse caso eu fiz logo duas e congelei uma. Quando quiser comer coloque direto no forno. No nosso cotidiano super corrido é sempre uma mão na roda ter umas comidinhas no freezer, mas não aquela comida processada a venda nos supermercados, cheias de substâncias que não nos fazem bem e não são nada nutritivas (apesar de as vezes as embalagens darem a entender o contrário…é só ler a composição que você irá entender que ali nada é nutritivo). Enfim, pra quem não tem tempo de cozinhar sua própria comida todos os dias, vale tentar se organizar e tirar ao menos 1 dia no mês para cozinhar alguns pratos e congelar! Por fim, como eu já disse acima, essa receita de lasanha de abobrinha congela super bem – caso você queira, pode acrescentar outros vegetais e também substituir a abobrinha por berinjela, por exemplo. Uma delícia! Ah, e o molho de tomate, ao invés de comprar pronto, você pode preparar um panelão da minha RECEITA DE MOLHO DE TOMATE CASEIRO FÁCIL: você usa um pouco na lasanha e o restante congela em pequenas porções!

INGREDIENTES

2 abobrinhas médias

3 xícaras de molho de tomate

2 xícaras de queijo ralado grosso (usei gruyère, com muçarela fica muito bom)

1 xícara de nozes picadas

Ervas frescas, Parmesão, Sal e Pimenta do Reino para finalizar


PREPARO

1. Corte as abobrinhas em fatias médias, rale o queijo (na parte mais grossa do ralador), pique as nozes e as ervas;

2. Coloque um pouco de molho de tomate no fundo de um refratário e disponha as fatias de abobrinha – gosto de regá-las com um pouquinho de azeite e salpicar flor de sal pra dar uma temperada. Coloque um pouco do queijo e das nozes;

3. Repita até terminar as abobrinhas – o ideal são 3 camadas de abobrinha. Por último polvilhe queijo, nozes e as ervas frescas. Um pouco de parmesão fica bom pra finalizar porque ele tem um sabor mais acentuado e forma uma crosta mais crocante, porém não é essencial;

4. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 30 minutos. Quando a lasanha estiver cozida, retire o alumínio e deixe dourar (se o seu forno tiver grill, use-o, 2 minutinhos bastam!).


#DICA:

Acompanhada de PÃO CASEIRO e um vinho tinto, esse lasanha fica ainda melhor!


mais receitas DEliciosas com vegetais

+ There are no comments

Add yours