Kulfi


Kulfi

Até onde eu pesquisei, o Kulfi é uma sobremesa de origem indiana. Ou persa. Ou mongol. Pois é….pesquisei, pesquisei…mas é uma daquelas receitas tradicionais que não tem dono certo! Mas o que posso afirmar é que é uma sobremesa refrescante e deliciosa – e o preparo é relativamente simples.

Há algumas receitas de Kulfi onde o ingrediente principal é o leite condensado, mas como eu sou chata, preferi preparar um leite reduzido [nada mais é do que uma receita de leite condensado caseiro] e gostei mais, achei que ficou mais saboroso [tenho certeza que não existia leite condensado quando essa receita foi criada, lá nos primórdios].

Se quiser, substitua o leite reduzido por leite condensado – apenas ferva as especiarias com 100ml de leite e acrescente à receita. Já testei e também funciona super bem! Essa receita de kulfi cai muito bem para servir com um jantar mais apimentado [curry, por exemplo], pois ela equilibra. E é tãaao gostoso!

PARA O LEITE REDUZIDO

1 litro de leite integral

2/3 de xícara de açúcar [prefiro sempre o demerara]

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

6 bagas de cardamomo

1 colher de sopa de açafrão

1. Ferva o leite até reduzir a metade (sempre em fogo baixo), aproximadamente 30 minutos;

2. Coloque o açúcar e o bicarbonato, mexa e ferva por mais 20 minutos (o leite irá reduzir ainda mais);

3. Coloque agora o cardamomo e o açafrão, deixe ferver mais 10 minutos, apague o fogo e tampe – deixe descansar por 30 minutos;

4. Coe a misture e deixe esfriar completamente antes de utilizar na receita. A consistência fica próxima ao leite condensado, apenas um pouquinho mais líquido.


PARA O KULFI

450 gramas de creme de leite

250 gramas de leite de coco

450 gramas de redução de leite com especiarias ou leite condensado

Suco de 1/2 limão

1. Bata o creme de leite em ponto de chantilly bem firme e reserve;

2. Em uma tigela misture a redução de leite com especiarias, o leite de coco e o suco de limão. Coloque o chantilly e mexa delicadamente até incorporar tudo muito bem. Se você estiver usando o leite condensado, ferva 100ml de leite com o açafrão e o cardamomo e adicione no final da receita;

3. Eu gosto de bater na sorveteira, caso você não tenha, apenas coloque a mistura em um recipiente ou forminhas individuais – existe uma forma específica para os Kulfis mas…use a que você tiver. Pode inclusive usar um aro no formato que você desejar;

4. Gosto de servir com manga picada e um pouco de coco ralado tostado.


mais receitas DE sobremesas deliciosas

4Comments

Add yours
    • 4
      Bruna Neute

      Olá Nana. Quando fiz essa sobremesa no restaurante onde trabalhei, servíamos com um gel cítrico – combinava muito bem, pois o Kulfi é bem docinho. Tente servir com umas framboesas e folhas de hortelã que deve ficar muito bom!

+ Leave a Comment