Flatbread com Levain


Flatbread com Levain

Em um post não muito antigo aqui do blog [veja aqui] eu escrevi uma receita de flatbread: para quem nunca experimentou, são pãezinhos ‘achatados’ que você grelha mesmo na frigideira ou em uma chapa, não precisam ir ao forno. São deliciosos, fáceis de se preparar, acompanham super bem saladas e sopas, dá até pra fazer um belo Kebab em casa!

Os flatbreads também podem ser preparados com o levain: o processo é tão simples quanto à receita tradicional com fermento biológico, mas os pães ficam ainda mais saborosos. Fora isso, é uma ótima forma de reaproveitar as sobras de levain quando o refrescamos para fazer pães. Mas, para ser bem sincera, eu meio que não entendo por que as pessoas se preocupam tanto com as sobras de levain: eu costumo misturá-la à minha isca que fica guardada na geladeira. Simples assim. Claro que é muito bacana criar receitas com sobras de levain, mas acontece que as vezes não estamos com tempo para preparar outra receita e tem gente que acaba jogando fora esse levain refrescado.

INGREDIENTES

150 gramas de levain refrescado

8 gramas de azeite

80 gramas de farinha de trigo

1 colher de chá de sal


PREPARO

1. O preparo dos flatbreads é muito simples – basicamente vamos agregar todos os ingredientes até formar uma massa que não gruda nas mãos;

2. Coloque o levain resfrescado em um bowl e adicione os demais ingredientes;

3. Sove a massa somente até agregar bem todos os ingredientes e desgrudar das mãos – nada mais do que 2 minutos. Se você achar que a massa está muito seca, acrescente um pouquinho de água. Ou se estiver muito úmida, acrescente mais farinha – simples assim… Forme uma bola com a massa, cubra-a e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos;

4. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo [mas não muito fina ok, o ideal é o flatbread ter alguma espessura, para que fique mais ‘fofinho’] ou com as suas mãos, no formato que desejar: redondo ou mais alongado;

5. Gosto de pincelar azeite nos pães antes de grelhar, acho que ficam com uma crocância deliciosa. Então iremos grelhar na frigideira, dos 2 lados, em fogo médio alto, até ficarem bem douradinhos.


Aqui tem um videozinho com o passo a passo:

#dicas

Experimente juntar alho picado e/ou ervas frescas na massa do seu flatbread, fica delicioso!

Os flatbreads podem ser congelados – eu costumo ter alguns no freezer para uma ‘emergência’! Aguarde até que os pães esfriem completamente e envolva-os em filme plástico ou papel alumínio. Quando quiser comer, apenas os coloque na torradeira [ficam perfeitos!] ou leve-os ao forno envoltos em papel alumínio, assim eles não queimam.

Utilize os flatbreads para preparar una bella Piadina (recheie e dobre ao meio) ou até Kebabs recheados com carne ou FALAFEL.

Depois de grelhar os flatbreads dos dois lados na frigideira, experimente cobri-los com um pouco de molho de tomate, queijo e manjericão,  tampe a frigideira e deixe em fogo baixo até derreter o queijo. Voilà – eis que você terá uma maravilhosa pizza de frigideira!

mais receitas com descarte de LEVAIN

+ There are no comments

Add yours