Como Fazer Leite de Soja


Como Fazer Leite de Soja

Gente, eu nunca gostei de leite de vaca, nunca mesmo. Só o cheiro do leite é suficiente pra me sentir enjoada e ele realmente não me cai bem. Quando quero tomar um capuccino ou café com leite, faço sempre com leite vegetal, e eu simplesmente amo leite vegetal! O leite de soja é o meu favorito e o de amêndoas é minha segunda opção – mas este é mais difícil de encontrar. Mas mesmo se eu gostasse de leite, eu o evitaria: principalmente porque é extremamente difícil encontrar leite de verdade [aquele leite de caixinha não é leite, sinto informar] e também leite de vacas saudáveis [comendo grama e sem tomar antibióticos] e que tem ao menos uma vida feliz, sem confinamento, circulando a vontade pelos pastos e não são ordenhadas até a exaustão. Na França isso existe [eu amo França por vários motivos, esse é só mais um!], de forma geral se tem mais respeito ao alimento e à vida em sim. No Brasil, a empresa LEITÍSSIMO trabalha dentro destes e outros princípios – pelas fotos do site e da página do Facebook deles, dá vontade de ir até Goiás amanhã e conhecer pessoalmente todo esse trabalho, não seria nenhum sacrifício!

Quando eu estava na França comprava um leite de soja de caixinha no supermercado, era muito gostoso e sem adição de qualquer conservante e açúcar. Pra mim é óbvio não adicionar açúcar ao leite de soja industrializado, mas parece que no Brasil é o contrário. Um dia acabei comprando um Ades no supermercado e na pressa não li o rótulo: e sem exageros, no primeiro gole quase cuspi o leite. Tinha um sabor mega esquisito e super doce, parecia um sabor de adoçante. Terrível. Isso é só a indústria alimentícia sabendo fazer o que sabe melhor: estragar os alimentos e não dar a mínima para a qualidade dos que produz. Bom, pelo menos a grande maioria das empresas age dessa forma – comece a ler o rótulo de todos os alimentos que você compra…

Como eu gosto de sempre ter leite vegetal na geladeira, tanto pra fazer uma bebida quanto para comer com granola, fazer bolos e etc, precisava descobrir como fazer leite de soja: eu já havia pesquisado sobre isso há um tempão atrás mas nunca havia feito – vi um passo a passo em algum livro e o modo de fazer meio que ficou na minha mente, o que eu não lembrava eu usei meu bom senso e gostei muito do resultado. Então, se você gosta de leite vegetal, se joga na minha receita de leite de soja: funciona e o leite é MUITO gostoso!

P.S.: tomei 2 copos do meu leite de soja caseiro enquanto eu escrevia esse post! Tão bom…!

INGREDIENTES

1 xícara de grãos de soja [dê preferência aos orgânicos]

1 litro de água


PREPARO

1. Separe os grãos da soja, descartando os que estiverem com a coloração ‘estranha’, coloque-os em uma peneira e lave em água corrente;

2. Coloque agora os grãos em uma tigela, cubra com bastante água e deixe de molho por uma noite [sempre troco a água umas duas vezes];

3. Escorra os grãos e lave-os novamente em água corrente. Eu gosto de escaldar os grãos, acho que o sabor do produto final fica muito melhor, já testei sem fazer isso e realmente acho que muda. É muito simples: apenas coloque os grãos de molho em água fervente por 3 minutos. Escorra os grãos e passe na água fria para esfriá-los totalmente;

4. Coloque no liquidificador com o 1 litro de água fria e bata muito bem, aproximadamente 2 minutos;

5. Prepare uma peneira forrada com um pano bem limpo: isso ajudar a coar muito bem o leite, de forma que não fique resíduos no fundo [fica perfeito!]. Coe o leite;

6. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Neste momento eu acrescento 1 colher de sopa de açúcar demerara, acho que muda a consistência e o sabor mais agradável, mas sem ficar doce. Gosto muito de fazer dessa forma, mas se não quiser colocar o açúcar, não é necessário ok?

7. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutinhos. Depois é só transferir para um recipiente [de preferência de vidro] e manter na geladeira por até 4 dias.

#DICAS

Você pode também aromatizar seu leite de soja com mel ou favas de baunilha – fica uma delícia

O leite de soja pode ser utilizado em qualquer receita para substituir o leite de vaca, sempre funciona muito bem!

O resíduo que ficou na peneira você pode utilizar para fazer bolinhos [tipo FALAFEL], farofa e até nuggets vegetariano – vou postar receitas com ele em breve!


receitas sem INGREDIENTES de origem animal

+ There are no comments

Add yours