O que é Buttermilk


O que é Buttermilk

O BUTTERMILK é o tipo de ingrediente que algumas pessoas podem até não saber o que é…mas pelo menos já ouviram falar ou viram este ingrediente em alguma receita. Não é tão comum no Brasil, é mais utilizado na América e na Europa – é possível encontrá-lo a venda nos supermercados. Mas não precisa comprar, vou explicar.

afinal de contas: o que é e para o quê serve o buttermilk?

O buttermilk é simplesmente o líquido [soro] que se obtém quando utilizamos o creme de leite para fazer manteiga! Quando fazemos manteiga a partir do creme de leite fresco, após bater o creme na batedeira por alguns minutos, ele se transforma em manteiga – primeiro se transforma em chantilly, e se você continuar batendo se transforma em manteiga, e quando isso acontece temos o resíduo líquido, que é o buttermilk! INCRÍVEL!

  VEJA AQUI O POST COMPLETO ‘COMO FAZER MANTEIGA CASEIRA’  

Quer saber como fazer buttermilk? É muito simples: apenas misture 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de suco de limão [ou vinagre] e deixe descansar por 15 minutos – a mistura irá coalhar, este é o buttermilk.

O buttermilk é utilizado para substituir o leite em receitas de bolos, panquecas e tortas – para dar mais leveza a essas preparações: a explicação para isso é o fato de que a acidez enfraquece o glúten [mas não se preocupe em relação ao sabor, pois em nada irá alterar o sabor final da sua receita].

Substitua o leite por buttermilk em alguma de suas receitas favoritas e faça o teste. Eu gosto bastante, e como faço manteiga toda semana, tenho sempre buttermilk na minha geladeira – e vivo inventando receitas com ele!


receitas PARA FAZER COM BUTTERMILK

+ There are no comments

Add yours