Bhaji de Vegetais


Bhaji de Vegetais

Eu amo vegetais e cada dia mais vou descobrindo novas formas de prepará-lo. Os Bhajis são frituras a base de vegetais e cebola (ou também somente cebola) de origem indiana – eu já havia experimentado e simplesmente amei!

Há algumas versões onde se utiliza ovo na massa, mas eu sinceramente acho que na India eles não o utilizam – pesquise um pouco sobre esse tipo de culinária e a cultura local e acho que você chegará a essa mesma conclusão. E não tem a menor necessidade de se usar ovo nessa receita – apenas farinha de trigo, água, fermento e especiarias geram uma massa saborosa e mega crocante. Essa receita de Bhaji é prática e super deliciosa – são super condimentados, pois na culinária indiana se usa e abusa das maravilhosas especiarias – pra mim, o uso das especiarias é como se fosse um “mundo paralelo”, pois são infinitos ingredientes e formas de se utilizar. Já estou a escrever um post sobre isso…

PARA OS VEGETAIS

1 cebola roxa

2 cebolas comuns

1 cenoura

1 abobrinha pequena

1 pedaço de gengibre

Folhas de coentro

1/2 colher de chá de curry tika masala

1/2 colher de chá de cominho em pó

1/2 colher de chá de curry tandoori

1/4 de colher de chá de pimenta cayena (ela é forte!)

1/2 colher de chá de sal

1. Prepare os vegetais:Corte as cebolas em meia lua – o mais fino que conseguir; rale a cenoura, a abobrinha e o gengibre;

2. Coloque tudo em uma tigela, junte as especiarias, o coentro e o sal. Mexa bem para misturar os ingredientes e deixe marinar na geladeira por 1 hora.

PARA A MASSA

1 xícara de farinha de trigo (pode usar também qualquer farinha sem gluten ou misturar metade trigo e metade farinha de grão de bico, por exemplo – e fica deliciosos!)

1/2 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de fermento

1 pitada de pimenta cayena

1 colher de chá de curry

100ml de água fria

1. Coloque os ingredientes secos em uma tigela e adicione a água aos poucos, sempre mexendo;

2. A massa fica bem molinha mesmo – mas você sempre pode ir colocando mais farinha ou mais água. Não se preocupe, dará certo, é uma receita simples!!

3. Misture os vegetais à massa (caso tenha algum acúmulo de água nos vegetais, passe por um escorredor de macarrão antes de usar) e coloque para fritar, com a ajuda de uma colher em óleo bem quente. Frite até ficar bem dourado – ficará bem crocante por fora;

4. Retire do óleo e deixe escorrer por alguns instantes (costumo colocar em uma peneira grande). Sirva ainda quente – acompanhado de iogurte grego e coentro fica sensacional!


mais receitas COM ESPECIARIAS

 

 

+ There are no comments

Add yours