6 cidades brasileiras para conhecer em 2019

Acho muito que o Brasil é um país privilegiado [pelo menos em alguns quesitos…]: temos grandes metrópoles, cidades históricas, praias paradisíacas e paisagens quase surreais [o que são os lençóis maranhenses senão surreal?]. O Brasil é um país fantástico para viajar – apesar da imensa área, mas é tudo uma questão de se organizar. Desde bem nova, sempre gostei de viajar: um simples final de semana no litoral de São Paulo já estava de bom tamanho pra mim. Depois, como o passar dos anos, ficava sonhando com viagens internacionais e aos poucos descobri que a primeira coisa que nos possibilita viajar é organização. Já ouvi de muitos amigos ‘nossa, você tem sorte de ir para Europa de férias todo ano’, quando na minha realidade, eu me planejava muito pra isso: fazia planilhas no Excel para descobrir quanto dinheiro eu precisava guardar e por quanto tempo. Fazia um simples planejamento financeiro, seguia tudo à risca e no fim tudo dava certo. O único porém é que, se você não for rico, precisa abrir mão de algumas coisas durante esse planejamento – e normalmente as pessoas que dizem que você é sortudo não querem abrir mão de algo. Gente, ser sortudo é ganhar na loteria – mas até isso também depende de alguma organização, já que você precisa, em algum momento, entrar em uma lotérica, enfrentar a fila e fazer sua fezinha. Estão sacando?

Mas enfim, o que eu queria mesmo dizer é que não precisa ir tão longe para se sentir satisfeito. Tem sempre algum lugar bacana perto da gente – pesquise, organize, vá e divirta-se! Fiz aqui esta lista com 6 cidades brasileiras para conhecer em 2019. E para quem precisar de dicas para economizar em viagens, leia aqui este post mais antigo: Como viajar gastando pouco

#1 Brotas

Se estiver pensando em um lugar para relaxar e ficar mega em contato com a natureza, vá pra Brotas – e de bônus: muita comida boa. Visitei Brotas em 2015, fui sozinha, de carro e foi muito tranquilo. Vale dar uma voltinha pelo centrinho da cidade, observar as casas, a rua, a vida [que poético…] e ainda experimentar um sorvete de queijo da canastra com goiabada delicioso na Especialeria [um empório super bacaninha com vários produtos típicos, não deixe de ir]. Em Brotas, são muitas as opções de atividades, tudo relacionado à natureza: rafting, arvorismo, trilhas, passeio de quadriciclo e cachoeiras – então, se você não tem muito tempo, priorize o que quer fazer e tente reservar com antecedência. Um lugar que gostei muito foi o RECANTO DAS CACHOEIRAS: é um parque enorme [mesmo!!] onde você paga o ingresso de acesso por 1 dia e desfruta de várias atividades. Dá pra relaxar e também curtir. Eu fiz uma trilha super bacana, tomei um solzinho na piscina maravilhosa com um mega visual, vi uns cavalos lindos, me encantei com o visual dos mirantes e ainda tomei um banho de cachoeira revigorante. No domingo, antes de voltar para São Paulo, parei no Pesqueiro Parise pra um almoço caseiro [pedi o Jaú na telha – bem gostoso e bem servido] num lugar super tranquilo. Definitivamente Brotas é um lugar para contemplar, pensar na vida e recarregar as energias.

#2 Belém do Pará

Há anos eu tinha um desejo enorme em conhecer Belém do Pará, basicamente por causa da comida, pois eu tinha a ideia de que era das melhores do Brasil. Em abril de 2014 surgiu a oportunidade perfeita pra essa viagem: aconteceria o ‘Festival Ver-o-Peso’, super importante na área da gastronomia. Assim que li sobre o festival, entrei no site de uma cia aérea e comprei as passagens, sem nem pensar muito: as datas cairiam num feriado, ou seja, eu teria mais tempo para visitar a cidade. E nessa época eu estava cursando uma especialização em Gastronomia Brasileira no Senac, então eu ia a todos os eventos de gastronomia que eu podia! Aliás, o festival foi muito bacana e toda essa viagem foi muito importante pra mim, por diversos motivos.

E acho que eu estava certa sobre a comida no Pará:  é sensacional – pelo menos foi isso que todo o Jambu, Tacacá, Tapioca, Tucupi e outras iguarias me mostraram. Fiquei tão encantada que cheguei até a planejar uma viagem para a Ilha do Marajó no mesmo ano, com mais uma parada em Belém, mas infelizmente essa trip acabou não acontecendo. Quando uma pessoa do sudeste do Brasil visita o norte pela primeira vez, acho mesmo que o encantamento é imediato: vemos como nosso país é diverso e como nossa cultura é rica. Se quiser mais dicas de Belém do Pará, veja aqui este POST mais antigo.

#3 Maceió

Posso dizer que Maceió nunca esteve em meus planos. Não por nada, apenas não estava. Até que, do nada, minha mãe um dia surge dizendo ‘vamos pra Maceió no próximo feriado. E lá fomos nós, uma das minhas irmãs e uma das minhas tias. Sol, gente com sorriso no rosto, boa comida, cerveja gelada, lindas praias – perfeito! Ficamos na Praia de Pajuçara [onde tem as maravilhosas piscinas naturais!] e visitamos também a Praia de Ponta Verde [linda! É continuação da Pajuçara], Praia do Gunga, Praia de Paripueira e Praia do Francês. Para quem tem muitos dias na cidade, vale ir conhecer Maragogi e outras praias mais selvagens da região [dá para alugar um carro ou fazer os passeios por agência, o que vale super a pena]. Maceió é paradisíaco.

#4 Paraty

Há pouco tempo escrevi um POST aqui sobre minha road trip de São Paulo à Paraty, então aqui vou resumir dizendo que Paraty é um encantamento que só…é outro ritmo… As praias são muito bonitas e o que a gente mais quer é ficar por lá, sem hora para ir embora, apenas mergulhando naquelas águas lindíssimas e curtindo todo aquele astral. E no fim do dia, comer um peixe gostoso, curtir uma bebida gelada e relaxar mais um pouco. Eu fiquei hospedada no centro da cidade e achei ótimo porque à noite dá pra sair a pé pra comer e tomar uns drinques. Vale muito fazer os passeios através das agências de turismo, como por exemplo as escunas que te levam à diversas praias, fora outros passeios igualmente bacanas. Se ainda não visitou Paraty, coloque na sua lista.

#5 Chapada dos Guimarães

Há mais de 10 anos atrás eu morei no Mato Grosso por um curto período e dentre todos os lugares que conheci por lá, a Chapada dos Guimarães me impressionou demais: é daqueles lugares grandiosos, imponentes, com uma beleza enorme e quase surreal. É um cenário ao qual não estamos acostumados, portanto surpreendem mesmo. Tive meio que a mesma sensação nas Highlands [Escócia] – tudo é tão fora da escala a qual estamos habituados, que até nos sentimos pequenos. Mas, se pararmos para pensar, somos mesmo pequenos diante das grandes belezas do nosso planeta, não é? Uma viagem para a Chapada dos Guimarães pode custar um pouco caro se você morar no Sul ou Sudeste, por isso vale se organizar com uma boa antecedência. O aeroporto de Cuiabá está a hora 1 hora de distância e o ideal é mesmo alugar um carro para explorar bem a região. Ou então organize tudo o que você quer fazer e contrate os passeios através das agências de turismo locais – peça indicação no seu hotel. Na Chapada tem muitas cachoeiras para serem visitadas, muitas mesmo, sendo a mais conhecida a ‘Véu de Noiva’: é uma enorme queda d’água – é tão grande [e claro, perigoso] que você não pode chegar até lá, então só é possível admirá-la a partir de um mirante. E o paredão em arenito é lindo demais. A não perder: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Circuito das Cachoeiras e Gruta da Lagoa Azul.

#6 Florianópolis

Floripa mora no meu coração! Morei lá por 4 anos [sim, sou meio nômade mesmo] e depois que voltei à São Paulo fiquei mais de 10 anos sem ir para Floripa, até que visitei a cidade para o casamento de uma amiga em 2012 [acho eu]. Foi bom voltar ao lugar onde fui feliz por alguns anos, ver as mudanças que ocorreram por lá e rever alguns bons amigos. Floripa é linda e é mesmo a Ilha da Magia. A ilha é grande e tem praias lindíssimas – algumas mais roots, outras mais badaladas. Tente conhecer o norte e o sul da ilha, são MUITO diferentes. A região da Lagoa da Conceição é uma boa para ficar hospedado, pois se localiza no meio da ilha. Faça um roteiro do quer conhecer e pé na estrada – de carro ou de ônibus, não importa, apenas vá! Lugares imperdíveis para conhecer em Floripa, na minha humilde opinião: Ilha do Campeche, Santo Antônio de Lisboa, Praia da Daniela [vá até o Pontal], Mirante do Morro da Lagoa, Praia do Gravatá, passeio de barco pela Costa da Lagoa [aproveite para almoçar por lá, tem Sequência de Camarão em alguns restaurantes], Mirante da ponte Hercílio Luz, Mercado Municipal e Centro antigo da cidade. Ah Floripa, quando nos veremos outra vez?

leia mais em viagens

2Comments

Add yours
  1. 1
    Thais

Entrei nessa postagem pra pegar o desconto no booking, hehehe, e encontrei Floripa <3
    Vim pra cá fazer universidade quando tinha 17 anos e, salvo uns meses em BH, nunca mais abandonei! Hoje em dia eu moro aqui no continente, em São José, por causa do meu trabalho, mas nunca deixo de me encantar. E como não podia deixar de ser, a gente desperdiça demais o que tem: nunca fui na ilha do campeche!
    Você ficaria CHOCADA com o tanto de restaurante legal que abriu nos últimos anos.
    Beijos

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.