5 Bate-Voltas a partir de Paris


5 Bate-Voltas a partir de Paris

O fato é que eu amo Paris: é uma cidade vibrante, alegre e com mil e uma coisas gostosas para comer! Já visitei essa cidade que tanto amo por 4 vezes, mas confesso que na minha terceira visita, em 2015, fiquei um pouco entediada. Mas eu explico: a cidade de Paris oferece mil e um programas legais para se fazer, faça chuva ou faça sol.

No verão tem diversas atividades ao ar livre, vários rooftops para tomar um drink no fim do dia, muitos mercados de rua para visitar, além claro, dos maravilhosos museus e restaurantes.

VEJA AQUI ‘ONDE COMER EM PARIS’

Acontece que nessa minha terceira visita eu fiquei 6 dias em Paris – apesar de ser muitos dias na mesma cidade…como eu disse acima, sempre se tem o que fazer, mas…..mais ou menos! Nessa ocasião SÓ chovia e acabei por ficar entediada, pois com a chuvarada e o mau tempo não me sobraram muitas opções. Foi assim que, no terceiro dia da minha viagem, decidi pesquisar bate volta a partir de Paris e acabei encontrando lugares super bacanas para visitar quando se está muito tempo na cidade. São cidades encantadoras mas que não oferecem tanto lazer e infraestrutura para se ficar hospedado por lá, apenas um bate volta já é suficiente. E como Paris é super bem servida de trens, vale a pena investir um dia [ou mais] fazendo um bate volta pelos arredores de Paris.

#1 Chantilly

Chantilly é uma fofurinha de cidade encantadora que seu sempre quis conhecer – então não perdi tempo! Peguei o trem cedinho na estação Paris Nord e em menos de 30 minutinhos eu estava lá [a estação que você chega é a Chantilly Gouvieux]. Chegando na cidade você caminha uns 20 minutos até o castelo, sendo que o trajeto é super agradável [se não me engano tem um ônibus gratuito que faz esse trajeto, informe-se por lá]. A cidade é super pacata e muito bonita. O castelo, na verdade um Palácio, é um dos mais bonitos que já fui. Além disso é um museu com um acervo interessantíssimo – tem uma super importante coleção de pinturas, ficando atrás apenas do Museu do Louvre. A biblioteca é sensacional e possui documentos oficiais das famílias nobres de Chantilly. Os ambientes são lindamente decorados e possuem uma linda vista para os jardins…Chantilly é um lugar muito especial!

Não se esqueça de dar uma boa volta pelos lindos jardins de inspiração inglesa – é muito bonito! Ah, e por falar em esquecer, você não pode esquecer de provar o famoso creme Chantilly! O castelo possui dois restaurantes: um fica no parque do castelo e o outro [La Capitainerie] fica no interior do castelo. Eu fui neste segundo e amei a comida, o menu é muito interessante. Depois do almoço é bacana para passear pelo jardim e depois sentar a beira do lago e observar os patos – eu adoro observá-los, eles são engraçados! Um passeio muito bacana pra dar aquela desbaratinada e conhecer um pouco mais sobre a história real francesa.Chantilly foi um lugar que, por algum motivo, me marcou bastante. Ou talvez por vários motivos, por unir muitas coisas que eu gosto: França, castelo, jardim, história, gastronomia e um clima paz e amor.


#2 versailles

Versailles é a mesma pegada de Chantilly: um bate volta de trem onde você visita o castelo, pode fazer um picnic nos lindos jardins, dar uma voltinha pela cidade e no fim de tarde volta para Paris – o trajeto de trem dura em média 40 minutos. O Palácio de Versailles é deslumbrante e o jardim é incrível: tem também um lindo canal onde é possível fazer um passeio de caiaque. Tudo é muito lindo e o passeio todo é muito agradável!


#3 épernay

Essa pequena cidade do Vale do Champagne fica a menos de 1 hora e meia de Paris [pegue o trem na Gare de l’est até a Gare d’Epernay].A estação de trem fica a poucos metros do centrinho da cidade – então você pode dar uma voltinha pela cidade e depois visitar algumas caves produtoras de champagne.

Além da cidade ser uma gracinha, lá se localizam as maiores produtoras de champagne do mundo, então organize-se para visitar ao menos 2. Eu visitei a Moët & Chandon e a Mercier – dá para ir andando nas duas. No final da visita às caves é bem bacana passear um pouco pela margem do rio.


#4 reims

Reims fica a menos de 30km de Épernay e, se você se organizar bem, dá para visitar as 2 cidades no mesmo dia, também visitando produtores de Champagne e dando uma voltinha pela bucólica cidade [a catedral é linda!]. A cave da Mumm fica mais ou menos a 1km do centrinho da cidade e é muito bacana se visitar e fazer uma degustação. A visitação é feita parte andando e parte em um trenzinho e você fica conhecendo todo o processo da fabricação da champagne, tudo é super muito bem explicado – é demais!


#5 giverny

A 70km de Paris fica a linda Giverny – e lá está os Jardins de Monet….coisa mais linda! Claude Monet viveu em Giverny e a casa onde ele morou por mais de 50 anos foi transformada em um museu. Os jardins são maravilhosos e o próprio quem deu vida a tudo. Achei um passeio maravilhoso pois é uma oportunidade de conhecer mais sobre a história e as obras de um pintor que foi um marco no cenário artístico – acho emocionante visitar um lugar, conhecer sobre sua história e ir imaginando tudo o que aconteceu por ali.


leia mais sobre paris

+ There are no comments

Add yours